A Xiaomi traz para o Brasil, logo após seu lançamento global, o Xiaomi 14T, desenvolvido para agradar, principalmente, aos usuários que consideram a qualidade das fotos um ponto decisivo na hora de escolher um smartphone. Essa preocupação fica evidente na escolha da tradicional marca alemã de câmeras e lentes de alta qualidade, Leica, como parceira no desenvolvimento de todo o sistema de câmeras do aparelho. “Este é o melhor sistema de câmeras da série T desenvolvido até agora. A parceria com a Leica já dura três anos, mas é a primeira vez que o resultado dessa união chega ao Brasil”, afirma o Head de Operações da Xiaomi no Brasil, Luciano Barbosa.
Junta-se a esse sistema, os novos recursos da Inteligência Artificial, que resultam no aprimoramento das imagens e dos vídeos captados pelas lentes Leica. O processador que alimenta todo esse sistema é o MediaTek Dimensity 8300-Ultra, que oferece um aumento de 20% no desempenho da CPU e uma melhoria de 60% no desempenho da GPU.
Fotos com mais detalhes
O Xiaomi 14T vem equipado com o sensor de imagem IMX906 da Sony e um versátil sistema de câmera tripla com três lentes com quatro distâncias focais que variam de 15 mm a 100 mm. Sua câmera principal de 50 MP, com uma grande abertura de ƒ/1,7 e a mais recente objetiva Leica Summilux, oferece cores e detalhes do objeto fotografado, mesmo com pouca luz. A câmera ultra-wide de 12 MP com distância focal equivalente a 15 mm também garante fotos nítidas e detalhadas de paisagens.
Equipado com a Xiaomi AISP, a plataforma de fotografia computacional AI LM, baseada no FusionLM, o lançamento aprimora a faixa dinâmica e reduz o ruído para obter detalhes surpreendentes e cores vibrantes, mesmo em condições de iluminação desafiadoras. O smartphone suporta o formato UltraHDR, aprimorando a experiência HDR. Além disso, o PortraitLM dentro da plataforma AISP aprimora o modo Master Portrait, que abrange uma faixa focal de 23 mm a 75 mm, garantindo fotos de retrato detalhadas e em camadas com maior profundidade, clareza e um efeito bokeh natural.
Para fazer vídeos, o modo Filme tem como padrão uma relação de aspecto de 2,39:1 e oferece suporte ao Cinematic Blur e Rack Focus para uma sensação cinematográfica, enquanto o modo Diretor apresenta uma interface de cinematografia profissional com controles de parâmetros avançados. Enquanto isso, a MasterCinema grava vídeos HDR no formato Rec. 2020 de 10 bits e oferece gravação de até 4K a 30 fps, capturando mais detalhes em luz e sombra.
Inteligência Artificial
Todo esse pacote de recursos no sistema de câmeras vem acompanhado da Inteligência Artificial, que também está presente em diferentes funções do celular, como pesquisa, voz, texto e outras, aprimorando as tarefas diárias do usuário. Além disso, o Xiaomi 14T é equipado com o aplicativo Gemini, a IA do Google.
O AI Interpreter faz a tradução instantânea de chamadas telefônicas, reuniões e ao vivo. O AI Notes e o AI Recorder aumentam a eficiência com transcrição de fala para texto, reconhecimento preciso do orador e resumos rápidos. Em relação à criatividade, recursos como o AI Image Editing expande as imagens de forma inteligente para elevar a narrativa visual, enquanto o AI Eraser Pro remove elementos indesejados para fotos perfeitas. O AI Film facilita a criação de vídeos curtos cinematográficos e o AI Portrait gera avatares personalizados, permitindo que os usuários mostrem seu estilo único.
O flagship também apresenta três recursos inovadores – sincronização de chamadas, transferência de aplicativos e transferência de reprodução – que garantem conectividade e transições sem esforço entre dispositivos, aumentando significativamente a produtividade e a conveniência para o usuário. Além disso, o recurso Link to Windows oferece um ambiente de computação de PC integrado, preenchendo a lacuna entre as experiências móveis e de desktop.
Tela imersiva
O Xiaomi 14T possui uma tela AMOLED CrystalRes de 6,67 polegadas, com uma resolução de 1,5K (2712 x 1220) com uma densidade de pixels de 446 ppi. Essa tela proporciona interações suaves, aprimoradas pela profundidade de cores de 12 bits. Com uma taxa de atualização de até 144 Hz, os usuários podem desfrutar de rolagem ultrassuave e toque responsivo, garantindo animações mais fluidas. Com cobertura de cores DCI-P3 e brilho máximo de 4000 nits, a tela proporciona visuais imersivos em ambientes internos e externos. Na tela, a IA ajusta a temperatura da cor e o brilho com base nos cenários de uso e na hora do dia, garantindo o conforto ideal para os olhos.
A bateria de 5000mAh garante uma autonomia de até 15 horas, sendo que o carregamento de zero a 100% é feito em 45 minutos com o HyperCharge de 67W, que acompanha o aparelho na embalagem.
Design
O novo smartphone apresenta um visual metálico numa moldura de 1,7 mm. Ele possui classificação IP68, garantindo resistência à água e à poeira e chega ao Brasil nas cores Titan Gray e Titan Black.
Preço e disponibilidade
O Xiaomi 14T com 512GB estará disponível nos pontos de venda oficiais da marca, no e-commerce https://www.mibrasil.com.br/ e em parceiros comerciais espalhados pelo Brasil pelo valor sugerido de R$ 5.999,99.
Ficha técnica:
Xiaomi 14T | |
Design | – Cores: Titan Gray e Titan Black
– Dimensões:¹º – 160,5 mm x 75,1 mm x 7,80 mm (vidro) – 160,5 mm x 75,1 mm x 7,95 mm (PU) – Peso: ¹º – 195 gramas (vidro) – 193 gramas (PU) – Resistência IP68 contra poeira e água⁹ |
Tela | – Tela com IA de última geração
– Tela CrystalRes AMOLED de 6,67 polegadas – Taxa de atualização de até 144 Hz¹ – 2712 x 1220 1,5K 446ppi – Brilho: 4000 nits (pico) – Gama de cores: DCI-P3 – 68 bilhões de cores – Dolby Vision®, HDR10+ – Dimerização PWM de até 3840 Hz – Certificação TÜV Rheinland Low Blue Light (solução de hardware) – Certificação TÜV Rheinland Flicker Free – Certificado TÜV Rheinland Circadian Friendly |
Desempenho | – MediaTek Dimensity 8300-Ultra
– CPU: 1x Cortex-A715, até 3,35 GHz 3x Cortex-A715, até 3,2 GHz 4x Cortex-A510, até 2,2 GHz – GPU: Arm Mali-G615 MC6 – IA: MediaTek NPU 780 – Processo de fabricação de 4 nm com eficiência energética – RAM: LPDDR5X 8533Mbps – Armazenamento: UFS 4.0 – Configurações disponíveis – 12 GB, 256 GB + 8 GB de espaço Ultra – 12 GB, 512 GB + 16 GB Ultra Space |
Câmera e áudio | Câmera traseira
– Câmera principal Leica de 50 MP – Sensor de imagem IMX906 da Sony – f/1.7, 2.0μm Super Pixel – OIS – Distância focal equivalente a 23 mm – Câmera teleobjetiva Leica de 50 MP – f/1.9 – Distância focal equivalente a 50 mm – Câmera Leica ultra-wide de 12 MP – f/2.2 – Distância focal equivalente a 15 mm – FOV de 120 graus Câmera frontal – Câmera selfie de 32 MP no visor – f/2.0 – Distância focal equivalente a 25 mm – 80,8° FOV – Alto-falantes estéreo – Certificação sem fio de áudio de alta resolução e alta resolução, Dolby Atmos® |
Software | – Xiaomi HyperOS |
Conectividade | – Dual SIM (nano SIM + nano SIM ou nano SIM + eSIM ou eSIM + eSIM)¹²
– 5G SA/NSA, 4G LTE FDD/LTE TDD, 3G UMTS, 2G GSM – Suporta MIMO 4X4 – Capacidade de Wi-Fi 6E¹³ – BLUETOOTH®5.4 – NFC14 |
Bateria e carregamento | – Bateria de 5000mAh (típico)
– 1600 ciclos de vida da bateria – 67W HyperCharge⁶ – USB tipo C |
Fotos: Divulgação/TecnoInforme