Uma pesquisa realizada pelo Gartner e o pelo McKinsey Global Institute, revela que os clientes business-to-business (B2B) gastam cerca de 17% do tempo em reuniões com fornecedores em potencial, podendo chegar a 5% ao considerar vários fornecedores. Além disso, os compradores B2B também preferem interações humanas remotas ou autoatendimento digital, o que, em teoria, justificaria troca de vendedores humanos por sistemas eletrônicos.
Diante deste cenário, o Zoom Video Communications, Inc. preferiu usar a Inteligência Artificial em favor de seus vendedores e criou o Zoom IQ for Sales – ferramenta que analisa os dados e palavras usados durante um discurso de vendas e fornece insights valiosos para que as equipes possam aprimorar suas táticas.
Atualmente, os diretores do departamento de vendas conseguem desprender 14% do seu tempo para auxiliar seus vendedores em melhorar suas técnicas comerciais. Com essas mudanças drásticas no comportamento dos consumidores, 88% dos diretores de vendas (CSOs) já investiram ou estão pensando em investir em ferramentas e tecnologias de análise inteligente.
A inteligência de conversação do Zoom IQ for Sales utiliza IA e machine learning para analisar conversas de vendas e encontrar insights impactantes, como tópicos de tendências e sentimentos de envolvimento do cliente Os benefícios que a inteligência de conversação incluem:
● Treinamento baseado em IA: permite a identificação de áreas de melhoria para um representante e pontos problemáticos no processo geral de vendas.
● Melhoria no discurso de vendas: a identificação de mensagens com impacto positivo, objeções comuns e muito mais possibilita a criação de um manual de vendas atualizado.
● Produtividade aprimorada: simplifica o dia a dia de trabalho da equipe removendo tarefas demoradas, como anotações ou atualizações de CRM.
● Previsão detalhada: traz insights sobre conversas, incluindo níveis de engajamento, sentimento, próximos passos e outros detalhes sobre o rumo que a conversa está tomando.
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