Cinco dicas para acertar na escolha do curso on-line

Antes de escolher é necessário entender seus gostos, sonhos e objetivos. Foto: Divulgação.

Segundo estudos da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD), os cursos profissionalizantes on-line atingiram a marca de 1.3 milhão de estudantes em 2020. Além disso, a PNAD também identificou um aumento de 9% nas matrículas em aulas de Ensino à Distância somente no segundo semestre do último ano.

Mas, em meio a tanta oferta, como decidir qual o melhor caminho seguir? Visando auxiliar aqueles que ainda desejam retomar os estudos e estão perdidos nesta busca, Sergio Agudo, CEO da Curseria, plataforma de cursos on-line que alia educação ao entretenimento e já formou mais de 20 mil alunos, separou algumas dicas para esta empreitada.

Defina metas e objetivos – uma coisa é fato: existem conteúdos e ferramentas para todos os tipos de necessidades e gostos. Por isso, antes de investir em algum curso, é necessário ter um momento de reflexão e entender quais são os seus gostos, sonhos e objetivos. Está sentindo que está ficando para trás em relação à sua área de atuação? Sempre teve curiosidade em saber como é o processo criativo daquela personalidade que tanto admira? Quer se antecipar e ditar tendências no seu trabalho ou em algum outro segmento? Uma vez que conseguiu identificar essas ou outras questões, seu olhar estará mais direcionado e as buscas serão mais efetivas.

Entenda sua rotina – hoje em dia existem diversas plataformas e escolas que possibilitam o ensino à distância, o que garante uma maior comodidade aos estudantes. Contudo, engana-se quem pensa que todas possuem o mesmo formato. Da mesma maneira que existem aulas que podem ser acessadas de qualquer dispositivo e em qualquer dia e horário, existem plataformas que contam com o mesmo formato das escolas, com dias e horários definidos para a realização das aulas. Por isso, é importante ter em mente como anda sua rotina e sua disposição antes de pagar por um conteúdo que, talvez, você não conseguirá acompanhar por falta de tempo e/ou cansaço.

Busque cursos com professores que são autoridade no assunto – o mercado de cursos on-line tem crescido exponencialmente nos últimos anos, mas nem por isso quer dizer que todas as opções disponíveis contam com profissionais realmente inteirados no assunto. Por isso, é de suma importância fazer uma boa pesquisa e avaliar as expertises da plataforma e do professor indicado, a fim de garantir uma boa qualidade nos estudos e melhor aproveitamento do conteúdo.

Fique de olho nas avaliações de outros estudantes muito além de definir qual é o tipo de curso on-line que deseja fazer, também é importante buscar por instituições de confiança e que, de fato, forneçam um bom conteúdo para você. Por isso, é fundamental ficar de olho no que outros estudantes e o mercado têm falado sobre a plataforma, o professor e o conteúdo escolhidos. Assim, é possível filtrar melhor e evitar qualquer tipo de enrascada, economizando tempo, dinheiro e possíveis dores de cabeça.

Entenda quais são os custos-benefícios do curso escolhido – antes de investir, busque saber quais são os retornos que você terá com o curso escolhido e se ele atende suas necessidades. Se o intuito é se profissionalizar e incrementar seu currículo, fique de olho na certificação. Além disso, veja se a plataforma escolhida lhe dá todo o material de apoio necessário para aproveitar ao máximo as aulas ou se terá de arcar com mais este custo.

 

Please follow and like us:
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
cropped-logo-1.png
TecnoInforme. 2021 © Todos os direitos reservados. Design by Renato Garcia
RSS
Follow by Email