A Pesquisa Game Brasil (PGB) mostrou números atualizados sobre a relação do público latino-americano com os jogos eletrônicos. Os dados foram divulgados durante o painel PGB Latam, na gamescom latam, que vai até o dia 30 de junho, no São Paulo Expo. No total, mais de 11 mil participantes, de cinco países da América Latina – Argentina, Chile, Colômbia, México e Peru -, responderam à pesquisa. Os resultados estão disponíveis em versão gratuita no site oficial da PGB.
A PGB Latam revelou que, em média, 65,8% do público dos países listados jogam videogames; destes, 78,8% consideram os games uma das suas principais fontes de entretenimento, e 73,8% tratam os jogos eletrônicos como a principal forma de se entreter. A demografia mostra que, na América Latina, a maioria das pessoas que jogam são homens (56,3%), enquanto as mulheres representam 43,7% deste público. As faixas etárias de 35 a 39 anos e de 30 a 34 anos são a maior parte dos interessados por games (15,2% e 15%, respectivamente).
A pesquisa também mapeou outros dados relevantes, como as plataformas mais utilizadas para jogar, a frequência com que jogam e informações gerais sobre comportamento:
– Frequência: a maioria prefere jogar por até uma hora por dia (40,6%), e 30,5% consomem games durante uma e três horas;
– Comportamento:
– 36,4% dos latino-americanos se consideram gamers;
– 79,2% jogam com seus filhos;
– 53,0% jogam para ficar de bom humor;
– 54,7% jogam para se desconectar dos problemas;
– 64,5% gostam de jogos que os relembrem de sua infância;
– 52,5% afirmam terem feito muitos amigos jogando online;
– 54,7% se sentem aceitos pelas suas respectivas comunidades online;
– 54,4% se sentem motivados em jogar com outras pessoas online;