Os aplicativos mais baixados desde o início da pandemia no Brasil são das categorias de transporte e redes sociais, de acordo com pesquisa feita pela Navita, empresa especialista em solução de gestão de dispositivos móveis. O resultado do estudo, realizado em 20 mil equipamentos (tablets e smartphones) espalhados em mais de 60 cidades do país, foi construído com base em 18 meses de dados reunidos e analisados.
A pesquisa da Navita destaca que os quatro picos significativos de download em 2020 coincidem com períodos relevantes: em março, o início da pandemia; no meio do ano, o crescimento no número de casos de Covid-19; e em dezembro, o afrouxamento das medidas restritivas.
No primeiro semestre de 2021, período limite de análise da pesquisa, Uber, Waze e 99 seguiram líderes em download na categoria de transporte, assim como LinkedIn e Tik Tok entre as redes sociais. Candy Crush foi o maior destaque na classe de jogos e o Spotify o mais requisitado na categoria streaming. O estudo destaca que identificou durante os seis primeiros meses de 2021 um crescimento na instalação de jogos e aplicativos de streaming, em abril e junho — em maio, houve queda na instalação de apps de transporte. No período, a pesquisa também constatou maior interação dos usuários corporativos com a tecnologia móvel, recurso responsável por otimizar as atividades profissionais durante o trabalho remoto.
Foto: Divulgação.