O Duolingo, app de aprendizado de idiomas móvel, anuncia uma expansão de conteúdo, lançando 148 novos cursos. Essa iniciativa mais que dobra o número de cursos disponíveis na plataforma e torna acessíveis os sete idiomas mais populares após o inglês – espanhol, francês, alemão, italiano, japonês, coreano e mandarim – para todos os 28 idiomas da interface do aplicativo. Essa novidade representa um aumento significativo nas opções de aprendizado, com potencial para alcançar mais de um bilhão de pessoas em todo o mundo, especialmente aquelas interessadas em aprender japonês e coreano a partir de suas línguas nativas.
Essa expansão notável foi possível graças aos avanços da empresa em inteligência artificial generativa, sistemas de conteúdo compartilhado e ferramentas internas. Luis von Ahn, CEO e cofundador do Duolingo, destaca que o desenvolvimento dos primeiros 100 cursos levou cerca de 12 anos, enquanto quase 150 novos cursos foram criados e lançados em aproximadamente um ano. Essa velocidade sem precedentes demonstra o impacto dos investimentos em IA e automação, permitindo escalar o processo de criação de cursos com alta qualidade. A nova abordagem de “conteúdo compartilhado” possibilita a construção de um curso-base de alta qualidade que pode ser rapidamente adaptado para dezenas de idiomas diferentes.
A adição massiva de cursos foca principalmente no conteúdo iniciante (níveis A1 e A2 do CEFR) e inclui recursos imersivos como Histórias e DuoRádio. Um dos principais focos desta expansão é atender à crescente demanda global por idiomas asiáticos populares como japonês, coreano e mandarim. Agora, falantes de português e espanhol na América Latina, bem como falantes de 15 línguas europeias (incluindo francês, alemão e italiano), podem aprender japonês, coreano e mandarim, entre outros idiomas. Além disso, falantes de diversas línguas asiáticas, como o próprio japonês e coreano, agora têm acesso a todos os sete idiomas mais populares para aprendizado em suas línguas nativas, ampliando significativamente as oportunidades de aprendizado para essa comunidade.
Imagem: Divulgação.