O Mercado Livre dá mais um passo importante para a proteção dos direitos de propriedade intelectual com o lançamento da Anti-Counterfeiting Alliance, ou Aliança Antifalsificação, uma parceria com outras empresas para combater a falsificação e a pirataria no e-commerce da América Latina. Já integram o projeto marcas como Levi Strauss & Co., Pink, Tommy Hilfiger, Under Armour Victoria’s Secret, dentre outras. Com mais essa iniciativa, a plataforma intensifica o combate às infrações de propriedade intelectual, ampliando a conscientização sobre o tema e a segurança do ecossistema digital para a comercialização de produtos e serviços.
A Aliança Antifalsificação é uma iniciativa 100% colaborativa, baseada em cinco ações principais, que trazem uma nova abordagem para a América Latina: monitoramento proativo de anúncios com base em algoritmos semânticos e detecção de produtos; fortalecimento da colaboração com autoridades e agências reguladoras; ações judiciais conjuntas contra infratores que usam o ecossistema para vender produtos falsificados ou pirateados; orientação aos vendedores sobre boas práticas e técnicas de publicação, a fim de reduzir a infração a direitos de terceiros; e orientação aos compradores para identificar e denunciar produtos falsificados ou piratas.
“A Aliança Antifalsificação é um grande passo na luta contra a pirataria e falsificação, uma vez que demanda um esforço coletivo com maior poder de mobilização. Temos padrões rígidos para oferecer a melhor experiência para compradores e vendedores e, por isso, acreditamos firmemente que trabalhando em conjunto com proprietários das marcas, trocando informações e apoiando uns aos outros, podemos reduzir a atuação de vendedores mal intencionados”, destaca o vice-presidente sênior jurídico e de relações governamentais do Mercado Livre para América Latina, Jacobo Cohen Imach. “Carregamos os valores do trabalho em equipe e do espírito colaborativo em nosso DNA e estamos confiantes de que, à medida que a ação se fortalecer, outras marcas se juntarão a nós para trabalharem lado a lado”.
Ao longo dos anos, o Mercado Livre aprimorou as ferramentas e processos para identificar, denunciar e eliminar suspeitas de violação de propriedade intelectual. Dentre algumas das medidas fundamentais que a plataforma tem adotado para um ambiente livre de falsificações e pirataria estão: melhorias contínuas nas ferramentas, com base no relato dos proprietários de marcas; o uso de machine learning e tecnologias avançadas do Brand Protection Program (BPP), o Programa de Proteção de Marca na tradução literal, para notificação e eliminação de anúncios que possam infringir os DPI (Direitos de Propriedade Intelectual) e de vendedores, assim como a implementação de uma conta para que as marcas reportem ocorrências regionalmente.
Nesta fase inicial, o Mercado Livre está convidando marcas que já participam ativamente do BPP e cujas denúncias envolvem, principalmente, anúncios de produtos falsificados ou pirateados. Conforme a Aliança Antifalsificação avançar, a oportunidade de fazer parte dela será aberta às demais marcas. A plataforma, que sempre se esforçou para ser o melhor parceiro na América Latina, continua fortalecendo o compromisso com seus usuários, respeitando a propriedade intelectual e trabalhando em conjunto com as marcas para garantir a melhor experiência de compra. As marcas que desejem aderir à iniciativa podem visitar o site oficial da aliança: www.mercadolivre.com.br/alliance.