A Ascenty, empresa que atua no segmento de data centers na América Latina, anuncia o início da construção de sua quarta unidade em Osasco (SP). A infraestrutura terá um investimento total de R$ 220 milhões em 7 mil m² de área construída e 9 MW de potência total. Com previsão de início de operação em dezembro deste ano, o novo empreendimento ampliará o campus de data centers da Ascenty em São Paulo para uma potência total de 33 MW.
Com essa instalação em São Paulo, a Ascenty contabiliza, agora, 28 data centers próprios no Brasil, Chile e México, sendo 19 em operação e oito em construção. Até o fim de 2022, a companhia terá iniciado as operações de cinco novas instalações, duas no Brasil – São Paulo 4 e Hortolândia 5 – e três no exterior – México 1 e 2 e Chile 2.
Segundo o vice-presidente de operações da Ascenty, Marcos Siqueira, a expansão da empresa visa a suportar o crescimento da demanda por serviços de data centers e migração para a nuvem por empresas de todos os segmentos da economia. “Hoje, o consumo de internet em nossas instalações é cerca de 300% na comparação com fevereiro de 2020, antes da pandemia. Já o consumo de energia, nosso principal insumo, quase que dobrou no período. Aumentamos em número de clientes, mas aqueles que já estavam em nossas instalações também expandiram o uso, o que evidencia o aquecimento do mercado”, avalia Siqueira.
Em linha com o padrão de excelência global de conectividade de todos os data centers da Ascenty, São Paulo 4 está interligado na rede fibra ótica proprietária de cino mil quilômetros, mas por ser carrier neutral (rede neutra), também possui acesso às redes das principais empresas de telecomunicação do país. Para o funcionamento ininterrupto dos data centers, a energia é 100% de fontes renováveis negociada no mercado livre de forma incentivada. Além disso, as unidades já nascem com as certificações de gestão ISOs 14001, 27001, 37001 e 50001, bem como a TÜV TR3, que atesta a maior disponibilidade do mercado e assegura segurança e eficiência para a continuidade de negócios dos clientes.
Foto: Data Center da Ascenty São Paulo 2./Divulgação.