A adoção de smartphones e uma infraestrutura de pagamentos digitais em rápido desenvolvimento colocam o Brasil em destaque em relação a economias de países mais desenvolvidos, principalmente quanto à forma e preferência dos consumidores para realizar suas pesquisas de preço e compras. O Índice Global de Compras Digitais – Edição Brasil*, elaborado pela Cybersource, solução da Visa especializada em gerenciamento de pagamentos digitais, em colaboração com a PYMNTS.com, mostra que a penetração de equipamentos móveis por aqui é ampla e se dá principalmente por parte dos jovens de alta renda.
O estudo mostra que o Brasil é o mercado analisado que mais faz uso de dispositivos móveis para realização de compras on-line (20% mobile versus 10% computador), quando comparamos com Reino Unido (17% versus 22%, respectivamente), Estados Unidos (16% – 25%) e Austrália (13% – 18%). E a preferência por compras digitais e pelo celular continua a crescer, aumentando 33%, com um incremento de 36% especificamente para compras realizadas via mobile, desde o início da pandemia no país.
Houve ainda um declínio de 17% na proporção de consumidores brasileiros que preferem comprar em lojas físicas, muito por conta da comodidade que as compras on-line proporcionam. Essas mudanças foram observadas, principalmente, entre pessoas com idade média de 42 anos: 39% das que migraram para o digital eram de menor renda e 35% de alta renda.
No entanto, a pesquisa sugere que os mais jovens (até 37 anos) e com renda mais elevada estão liderando a adoção digital no país. Cerca de 50% dos jovens de alta renda realizaram suas últimas compras por meio de canais móveis ou on-line, uma participação quase duas vezes maior do que a de outros brasileiros. Além disso, 74% afirmaram que preferem esse ambiente para fazer compras.
O hábito de usar dispositivos móveis para as compras impacta desde o estágio inicial até a conclusão dos pedidos de muitos brasileiros: 48% deles usam smartphones para consultar sobre produtos antes de tomar qualquer decisão. Isso é quase o dobro da participação encontrada nos outros mercados mencionados (Reino Unido, EUA e Austrália), onde os consumidores são muito mais propensos a tomar suas decisões indo à loja.
Ao observar ainda as formas de pagamento mais utilizadas em cada canal, o cartão de crédito é amplamente usado no e-commerce por 62% dos brasileiros, enquanto o débito on-line é usado por 14%. Já os pagamentos com carteiras digitais e card on file (cartões cadastrados em sites ou aplicativos), correspondem a 7% (versus 10% nos EUA) e 4% (versus 20% nos EUA), respectivamente. Já nas compras em lojas físicas, constatou-se que a preferência por meios eletrônicos de pagamento (cartões de crédito e débito) somam quase 55% da preferência dos consumidores, versus pouco mais de 31% de preferência por dinheiro em espécie.
O novo padrão de autenticação 3DS 2.0, que autentica o pagador em compras on-line, trazendo ainda mais segurança no início do processo de pagamento, tem contribuído para o crescimento do pagamento digital no e-commerce, possibilitando ainda a aceitação de cartões de débito nesse canal. A solução possibilita aos estabelecimentos comerciais on-line enviar até dez vezes mais dados sobre a transação para o emissor do cartão, o que gera mais confiança na hora de aprovar esses pagamentos. Hoje no Brasil, 93% das credenciais Visa estão habilitadas para autenticação e vários marketplaces já fazem uso da solução.
A pesquisa foi realizada com 2.105 consumidores no Brasil, entre 25 de novembro e 16 de dezembro de 2020, e com 502 estabelecimentos, de 4 de novembro a 18 de dezembro de 2020.