O setor eletroeletrônico brasileiro prevê um cenário misto para o primeiro semestre de 2025. Embora a Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros) aponte uma retração de 1% na indústria, o consumo final dos produtos deve apresentar estabilização e um crescimento estimado de 17%.
Giovanni Marins Cardoso, presidente e fundador da Mondial Eletrodomésticos e do Grupo MK (detentor da marca AIWA), explica que a aparente contradição se deve a uma estratégia dos varejistas. “Tanto os pequenos como os médios varejistas seguraram as compras e mantiveram uma redução do estoque, passando dos tradicionais 90 ou 120 dias para 60 dias. Essa atitude fez com que acontecesse uma redução nas compras nos meses de março, abril e maio, levando a essa retração detectada no mercado”, analisa o executivo. Isso significa que, enquanto a indústria sente o impacto da diminuição dos pedidos do varejo, o consumidor segue adquirindo os produtos em um ritmo forte, escoando o estoque existente e impulsionando a demanda.
Lançamentos e Estratégias
Além de apresentar uma série de lançamentos durante a Eletrolar – foram dez novas adições às suas linhas de áudio e vídeo, a marca fez sua estreia no mercado de ar-condicionado, com doze modelos distintos.
A incursão no segmento de climatização reforça o compromisso da AIWA em diversificar sua atuação e consolidar sua reputação como uma marca confiável, alinhada com as necessidades dos consumidores. Giovanni enfatiza que essa expansão faz parte de uma estratégia sólida, contando com embaixadores como Sabrina Sato e Neymar Júnior, que representam o DNA da marca nos territórios do esporte, entretenimento e, agora, conforto.
A linha de ar-condicionado AIWA foi desenvolvida com foco em conforto, design premium, eficiência energética e tecnologia acessível. Os doze modelos já disponíveis variam de 9.000 a 30.000 BTUs, com ciclos Frio e Quente/Frio, atendendo a diversos espaços residenciais ou comerciais. A tecnologia Inverter é um grande diferencial, ajustando a velocidade do compressor para climatização rápida e alto desempenho com consumo otimizado, atingindo até 120Hz. Além disso, a conectividade inteligente com Wi-Fi integrado e comando de voz (via app exclusivo, Alexa ou Google Assistente) permite gerenciar temperatura e consumo à distância. O resfriamento ultrarrápido, entregando ar frio em até 30 segundos, é outra característica de destaque.
Áudio e Vídeo
A AIWA utilizou sua presença na Eletrolar para fortalecer sua posição no mercado de áudio e TV. A companhia tem como meta um crescimento de 5% no segmento de áudio e uma expectativa de estabilidade no mercado de TVs.

Um dos principais focos da AIWA está no segmento de caixas de som xboom gigantes, que, segundo Giovanni, tem um crescimento estimado de 120% para este ano. O executivo ressalta o potencial desse nicho: “Anteriormente, havia somente uma marca que atuava nesse segmento de caixas de som xboom gigantes, agora a AIWA entra forte nesse nicho”. Essa estratégia demonstra a aposta da AIWA em um mercado de alta expansão, buscando capturar uma fatia significativa desse setor.
No segmento de áudio, a AIWA planeja conquistar, pelo menos, 28% do mercado premium até 2026, solidificando a liderança do Grupo MK nesse nicho. A linha atual de áudio, que já conta com a popular AIWA Boomboox BBS-01, recebe oito novidades para o segundo semestre de 2025. Entre os lançamentos estão quatro Speakers (AWS-SP-04-LB, AWS-SP-05-LB, AWS-SP-06 e AWS-SP-07), um Headphone (AWS-HP-05), dois Earbuds (AWS-EB-05 nas versões preta e branca) e um modelo inédito de Microfone AIWA (AWS-MIC-01).
Para a linha de Smart TVs, a AIWA apresentou dois modelos inovadores:
- Outdoor AWS-TV-OD-65-BL-01-G: Uma TV desenvolvida para áreas externas, com imagem 4K UHD de alta qualidade mesmo sob a luz do sol, design robusto e recursos avançados para entretenimento em ambientes abertos.
- Portátil AWS-TV-24-01-G: Um modelo compacto que permite levar o entretenimento para qualquer lugar.
Lembrando que as novas TVs da AIWA vêm equipadas com o sistema Google TV.
Fotos: Divulgação/TecnoInforme