A Evolutia, fornecedora de soluções de cybersegurança com foco em ameaças complexas, passa a revender a plataforma Orca Security no Brasil com o objetivo de oferecer ao mercado uma ferramenta completa para gestão da segurança em nuvem, por meio da tecnologia SideScanning, que permite segurança nativa sem implementação de agentes na nuvem do cliente.
“A solução da Orca Security protege a nuvem de maneira integrada, entendendo os ativos on-line como uma rede interconectada, e avaliando o risco com base na gravidade do ataque junto ao dano potencial que pode causar ao negócio. É uma abordagem completamente inovadora, porque a solução não inspeciona cada carga de trabalho separadamente, e sim analisa a camada de tempo em execução, metadados e dados coletados das APIs do provedor”, explica o diretor de operações da Evolutia no Brasil, Álvaro Almeida.
A tecnologia SideScanning ️da Orca Security detecta vulnerabilidades, malware, configurações incorretas, risco de movimento lateral, senhas fracas e vazadas e PII’s não seguras. Com isso, a plataforma oferece visibilidade profunda e contextualizada em ambiente em nuvem, cobrindo 100% dos ativos de uma organização, sem a necessidade de agentes ou scanners de rede.
A integração com a nuvem é feita a partir da arquitetura da plataforma, preparada para AWS, Azure ou GCP. Ao se integrar à estrutura de nuvem, a ferramenta mapeia os dados em máquinas virtuais, discos, bancos e contêineres de armazenamento, bem como logs dos ativos em nuvem. Em seguida, analisa os dados e constrói um inventário completo, já avaliando o estado de segurança de cada ativo em todas as quatro camadas da nuvem: I/S, OS, aplicativos e dados.
A plataforma não consome recursos da nuvem, pois não executa nenhum aplicativo na nuvem do cliente. Isso permite a implementação da solução sem a preocupação com potenciais custos de processamento extras por conta da segurança – o que também permite que o time de DevOps continue trabalhando sem que seja necessário, por exemplo, avaliar se o tempo de implementação está correto.