A indústria de jogos eletrônicos tem dedicado amplos recursos no desenvolvimento do controle ideal, porém com o foco em conforto, usabilidade e ergonomia de pessoas com duas mãos funcionais, e apenas nos últimos anos os controles acessíveis começaram a ganhar força. Para jogadores com deficiências, segurar um controle padrão pode se tornar um desafio e, em alguns casos, uma barreira. Embora os controles adaptados existentes sejam acessíveis, eles não são inclusivos devido a sérias limitações, como falta de portabilidade e compatibilidade com as diversas plataformas existentes no mercado.
Por esse motivo, a produção do UMAGICe foi focada em três pilares:
- Modular: adaptação simples para o maior número possível de deficiências;
- Universal: ser utilizado em qualquer plataforma;
- Móvel: possa ser levado e utilizado em todos os espaços.
O UMAGIC conta com almofadas na parte de baixo com velcro e opções de altura e inclinação, permitindo que seja ajustado para a mobilidade favorável do jogador. A base do controle é metálica com botões e alavancas adaptadas e com ímãs para serem fixados e ajustados na melhor posição possível para o jogador. Além disso, há várias opções de tipos de botões e todos são ativados com baixa pressão, reduzindo a fadiga do usuário.
A conexão do controle é realizada por meio de cabos avulsos, que facilita a troca, configuração e ajuste de cada botão. Para utilizar o UMAGIC na plataforma desejada, o jogador pode usar o botão touch no topo do controle para selecionar uma das opções. O controle já é compatível com Xbox ONE/Series, PlayStation 5, PC e Nintendo Switch. O próximo passo será incluir compatibilidade com dispositivos móveis Android e iOS.
Fotos: Divulgação.