O Google anuncia a doação de 120 mil bolsas para os Certificados Profissionais do Google, capacitações profissionais em tecnologia oferecidas pela empresa na plataforma de cursos on-line Coursera para estudantes, aprendizes/estagiários e demais profissionais que estejam buscando recolocação no mercado ou o primeiro emprego. As vagas serão repassadas para o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) e o Bettha.com, startup do grupo Cia de Talentos focada no desenvolvimento profissional e no aumento da empregabilidade, com apoio do Instituto Ser Mais, organização do mesmo ecossistema que trabalha com o público jovem em situação de vulnerabilidade social.
Cada instituição, CIEE e Bettha.com, ficará responsável por selecionar as pessoas que ocuparão as vagas, sempre com foco na população socialmente mais vulnerável, e também em pessoas de grupos politicamente minorizados, como negras e negros, mulheres, comunidades indígenas e LGBTIQAP. As bolsas serão ofertadas tanto para alunos no ensino médio, na faculdade e também para as pessoas que já concluíram algum destes ciclos e procuram oportunidade de trabalho. O CIEE irá focar na distribuição entre jovens com idade entre 16 e 24 anos, ainda na escola ou faculdade, já o Bettha.com buscará pessoas com mais de 25 anos, também buscando por um emprego. As inscrições podem ser feitas pelo CIEE (neste link) ou pelo Bettha (neste link).
“Um dos propósitos da empresa está no compartilhamento de conhecimento e no incentivo à educação, com foco especial para a formação de novos profissionais na área da tecnologia. Neste sentido, os Certificados Profissionais do Google desempenham um papel importante por serem cursos 100% on-line, desenvolvidos pelo próprio Google e que capacitam pessoas em habilidades e profissões com alta demanda, mesmo sem experiência prévia”, comenta a diretora de Marketing do Google Brasil, Maia Mau.
As Certificações Profissionais do Google fazem parte do programa Cresça com o Google, projeto que agrega produtos, plataformas e serviços para ajudar pessoas e negócios a se desenvolverem no mercado. A ideia central é fornecer habilidades digitais práticas e técnicas para ajudar pessoas e pequenos negócios a se desenvolverem, inclusive socioeconomicamente.
Certificação
Os quatro primeiros cursos com certificação profissional foram lançados pelo Google, em português, no início do ano passado. Hoje, estão disponíveis, com legendas, as formações profissionais em Suporte de TI, Análise de Dados, Gestão de Projetos e UX Design, que não exigem conhecimento específico anterior, todas voltadas para quem está procurando o primeiro emprego, avançar na carreira e/ou um novo trabalho
Os cursos são 100% on-line e assíncronos, ou seja, com cronograma flexível e duração a depender da disponibilidade do aluno. A depender do curso, eles podem variar entre um total de 140 e 200 horas de aula. Todo conteúdo fica gravado e disponível sob demanda.
Foto: Divulgação.