A Huawei apresenta o projeto Women in Tech Brasil, uma iniciativa que tem como objetivo atrair mais mulheres e impulsionar a carreira de lideranças femininas na tecnologia. Entre outras ações, está a parceria com Fabi Saad, empreendedora e fundadora do projeto Mulheres Positivas, para oferecer cursos gratuitos de capacitação em diversas áreas de tecnologia como AI, Cloud e 5G.
Com a parceria, a empresa deseja impactar cerca de cinco milhões de mulheres, que terão acessos aos cursos de qualificação da plataforma de educação da Huawei no app Mulheres Positivas. “Como líder mundial em inovação e desenvolvimento de tecnologias de informação e comunicação, a Huawei busca promover iniciativas que visam desenvolver lideranças femininas no mercado de tecnologia por meio de projetos de educação, a fim de aumentar a diversidade no setor e capacitar jovens profissionais para inseri-las na economia digital”, afirma Sun Baocheng, CEO da multinacional.
“Quando criei o projeto Mulheres Positivas, meu objetivo era melhorar a vida das brasileiras. Em parceria com a Huawei, levaremos acesso à informação e capacitação sobre tecnologia para a mulher brasileira, abrindo um novo horizonte com novas perspectivas de atuação no mercado de trabalho”, explica Fabi Saad.
No Brasil e no mundo, o mercado de tecnologia enfrenta desafios de atração de talentos e qualificação de mão de obra. Segundo relatório da Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e de Tecnologias Digitais (Brasscom), o setor demandará 420 mil profissionais qualificados entre 2019 e 2024, uma média de 70 mil pessoas por ano. Atualmente, são formados cerca de 37 mil alunos nos ensinos superior e técnico. Se não houver nenhuma mudança, em 2024, o país terá um déficit de 260 mil profissionais.
Neste contexto, o cenário para carreiras femininas nas áreas de tecnologia é ainda mais desafiador. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que apenas 13,3% dos alunos de Computação e Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) são mulheres. Na era digital, a principal forma de superar essas barreiras é a educação, seja técnica, universitária ou treinamento de soft skills. O projeto Women in Tech Brasil foi criado para ajudar a combater esse gap no país e estimular que mais mulheres ingressem nas carreiras de tecnologia, além de impulsionar novas lideranças.
Há 23 anos no Brasil, a Huawei tem parceria com mais de 80 universidade e instituições de ensino por meio do ICT Academy, idealizado para promover treinamentos, criação de laboratórios de pesquisa e oferecer cursos certificados em diversas áreas, como 5G, AI e Cloud. Desde 2015, o programa já capacitou cerca de 36 mil professores e alunos no Brasil. Nos próximos cinco anos, a meta é treinar mais 40 mil talentos.