A plataforma digital next apresenta seu mais novo projeto: “Ela Faz o Game”, um passo inédito em busca de uma maior equidade de gênero dentro do universo gamer. Co-criado com Nicolle Merhy (Cherrygumms), embaixadora do next e uma das personalidades mais proeminentes dos e-sports, e com a 3C, gaming partner especializada no desenvolvimento de ações gamers, o projeto busca impulsionar a inclusão de mulheres no cenário profissional, investindo em atividades de suporte e fomento, dando mais espaço para grandes nomes da comunidade e proporcionando o surgimento de novos talentos.
O projeto conta com um dos principais coletivos de mulheres do e-sports, o Valkirias, que irá oferecer capacitação e suporte psicológico às mulheres gamers. Este será o primeiro passo para a iniciativa “Ela Faz o Game” estimular a presença feminina no cenário, utilizando também uma estrutura organizada de palestras, campeonatos e redes de apoio para que cada vez mais mulheres conquistem um espaço relevante no campo profissional.
“Promover inclusão na comunidade gamer é um dos pilares do next, que encontra neste cenário oportunidades de mudança de vida. Não tem sentido as mulheres ficarem de fora do cenário de e-sports. Já passou da hora de valorizarmos as gamers brasileiras. Esta deve ser uma preocupação de todos os participantes do cenário, inclusive das marcas que apoiam o setor. Criar um projeto robusto como este, com ações concretas, e ainda junto à Cherrygumms, me enche de orgulho”, afirma o head de marketing do next, Armando Areias.
“Tão importante quanto o empoderamento e a mídia, é realizar projetos concretos que dão todo respaldo para que qualquer mulher possa sonhar com e-sports. Este projeto cria diversas oportunidades e tem potencial de promover uma transformação real do cenário feminino brasileiro de games. Além de trazer campeonatos e ações educativas que irão fazer a revolução no futuro, desde o primeiro dia já temos ações concretas que mudam a realidade imediata das mulheres envolvidas no ‘Ela Faz o Game’”, destaca Cherrygumms.
O projeto será dividido em três frentes de atuação, todas gratuitas ao público. A primeira é o “Circuito: Ela Faz o Game”, que são campeonatos femininos com premiação de R$10 mil. Serão cinco torneios, de março a junho, com apresentação de Cherrygumms e participação de streamers e narradoras convidadas para cada modalidade, como Ale Maze (Free Fire), Sher (Valorant), Lahgolas (League of Legends), entre outras. Também serão convidados times femininos profissionais para as fases de grupo, o que significa que novos talentos terão a oportunidade de jogar com atletas de organizações já consagradas. Além disso, a liga contará com quatro etapas (todas on-line): inscrições, classificatórias, fase de grupos e finais – estas com transmissão ao vivo simultânea no canal da Cherrygumms, do canal no Youtube das Valkirias e da caster convidada da vez. Também será disponibilizado um link aberto para todos que tiverem interesse em realizar as transmissões dos torneios.
Outro braço da iniciativa é o “Ela Faz o Game: Learn”, ação que visa promover impacto social e inclusão feminina no cenário de e-sports nacional por meio de workshops e palestras ministradas por pro players, managers, coachs e outras profissionais. Todos os conteúdos estarão disponíveis de forma gratuita no canal do Youtube do projeto e também no site. Feitas por e para mulheres e abrangendo as diversas carreiras disponíveis dentro da indústria de games, as aulas ficarão abertas ao público e, claro, também serão gratuitas. O primeiro conteúdo vai ao ar ainda em fevereiro.
Ao longo de cinco meses, será desenvolvido também o “Ela Faz o Game: Community”, uma rede de apoio com profissionais especializadas em psicologia, fisioterapia e nutrição para atender de forma gratuita mulheres do cenário de e-sports do Brasil. O agendamento será feito mensalmente e o atendimento será 100% on-line.
Próximos passos
Todas as novidades e informações sobre a plataforma “Ela Faz o Game” serão divulgadas nos perfis do next, da Cherry e do coletivo Valkirias. No site do coletivo, as interessadas poderão acessar os conteúdos das palestras e fazer suas inscrições nas ligas.
Imagem: Valkirias/Divulgação.