O período de isolamento e distanciamento social como medidas preventivas à Covid-19 completou um ano. Séries foram maratonadas, listas de filmes concluídas, alguns livros finalizados e muito tempo também já foi gasto nas redes sociais. Mas se tudo isso já está se tornando um pouco cansativo, chegou a hora de fazer tours e conhecer lugares diferentes sem sair de casa para matar as saudades dos passeios.
Para isso, a ClickBus, plataforma líder em venda on-line de passagens rodoviárias, dá uma ajudinha. A empresa, que é responsável por levar viajantes aos seus lugares preferidos oferecendo mais de quatro mil destinos no Brasil, agora apresenta oito museus on-line para viajar e conhecer por conta própria pelo computador ou celular, e o melhor, de graça. Confira a lista:
PINACOTECA (São Paulo)
Além de ser muito popular em São Paulo, a Pinacoteca é um dos museus virtuais do Brasil que oferece visita on-line gratuita, cuja visualização, feita a partir do movimento do mouse, é bastante ampla. Outro ponto de destaque é o fato de apresentar áudios que trazem reflexões sobre as obras. Acesse a visita virtual pelo link: http://www.iteleport.com.br/tour3d/pinacoteca-de-sp-acervo-permanente/ e confira o vasto acervo de Arte Contemporânea.
MASP (São Paulo)
Da arte na moda até a arte da Itália e da França, o Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP) também é uma excelente opção de passeio virtual. No entanto, diferentemente do modelo da Pinacoteca, suas obras são apresentadas em imagens – que são esmiuçadas por “zoom” – juntamente com textos explicativos, bem como históricos.
Faça agora mesmo essa imersão pelo link: http://artsandculture.google.com/partner/masp.
MUSEU AFRO BRASIL (São Paulo)
Com um acervo que contempla mais de seis mil peças, entre as mais diversas obras de arte, como: pinturas, esculturas e fotografias, criadas por artistas brasileiros e do exterior. São artefatos que datam do século 18 até os dias de hoje, abordando os mais variados aspectos da cultura africana e afro-brasileira. Faça o passeio pelo link: http://artsandculture.google.com/partner/museu-afro-brasil.
INHOTIM (Minas Gerais)
Mais uma agradável opção na lista de museus e galerias de arte para visitar on-line e matar um pouquinho da vontade de viajar, assim como estar rodeado de beleza e história, é o Inhotim. Esse tour virtual será perfeito para quem está com aquela vontade de voltar a se conectar com a natureza, mesmo que seja por meio da tela. Afinal, Inhotim combina o paisagismo de um amplo e vivo jardim botânico ao potencial reflexivo de artes contemporâneas. Acesse: http://www.inhotim.org.br/visite/tour-virtual/.
MUSEU DO AMANHÃ (Rio de Janeiro)
Interatividade, esse é um dos grandes diferenciais do Museu do Amanhã, que tem como propósito fazer o visitante refletir sobre nosso compromisso com o amanhã em diferentes âmbitos: meio ambiente, social e muito mais, tudo isso por meio das ciências aplicadas. Veja um pouquinho desse lugar fenomenal, acessando: http://museudoamanha.org.br/pt-br/content/tour-virtual.
MUSEU DA IMAGEM E DO SOM – MIS (São Paulo)
Um dos museus mais tradicionais do país, o MIS é também mais um museu virtual no Brasil. Entre suas exposições que podem ser apreciadas virtualmente estão: A trajetória da produção cinematográfica na cidade de São Paulo nas décadas de 70 e 80; O retrato da profissão dos fotógrafos de rua, mais conhecidos como lambe-lambe; Os registros de deslocamentos presentes em profissões itinerantes e mais. Faça essa rica visita pelo link: http://www.mis-sp.org.br/exposicoes/list/virtual.
MUSEU OSCAR NIEMEYER (Paraná)
Com um número de obras que gira em torno de sete mil, o MON, como foi apelidado, tem sua estrutura criada pelo próprio arquiteto Oscar Niemeyer. São formas e cores que se misturam, fazendo com que esse lugar seja referência nos campos das artes visuais, design e arquitetura.
Tenha uma amostra do que é o MON em um passeio virtual: http://www.museuoscarniemeyer.org.br/visite/visita-virtual-3D.
MUSEU DO FUTEBOL (São Paulo)
As exposições virtuais do Museu do Futebol são simplesmente incríveis, mesmo por meio da tela. E para notar isso, basta conferir alguns títulos: Visibilidade para o futebol feminino; Chuteiras: a evolução do futebol nas pontas dos pés; Pacaembu – o estúdio monumento; e outros 14 títulos compõem o site. Acesse e conheça mais sobre o futebol brasileiro e mundial em: http://artsandculture.google.com/partner/museu-do-futebol