A Avenue Code, consultoria de software que provê soluções de transformação digital, aposta na contratação de profissionais potenciais e investe em sua capacitação. “A busca por profissionais perfeitos limita muito as possibilidades e, consequentemente, o crescimento da empresa. Entendemos que esse é um modelo desatualizado e precisamos ser mais flexíveis na hora de contratar”, diz a diretora de talent aquisition da Avenue Code, Laís Ferrarezi.
Como solução, a empresa criou um Programa para Contratação e Formação de Profissionais, que apresenta sinergia com sua cultura. O ACP2P (Avenue Code Practice to Perfection), em português “Praticar para Chegar à Perfeição”, foi concebido para desenvolver e aperfeiçoar pessoas que já tenham alguma experiência (júnior e plenos), por meio da capacitação conceitual e prática.
O programa tem duração de três meses e é formado por diferentes módulos com temas ligados à tecnologia como Java e Front End, por exemplo. Ao final de cada um, o participante é submetido a avaliações para seguirem para o próximo. Todos participam de grupos de estudos e são acompanhados por mentores. Neste modelo, o candidato é contratado para se capacitar e só depois começa a trabalhar efetivamente.
“O objetivo do programa é preparar essas pessoas para o nível de exigência de nossos clientes. Muitas vezes, elas ainda não tiveram a oportunidade de lidar com a complexidade que exigimos internamente, porém possuem grande potencial, só precisam de uma oportunidade para se desenvolver”, afirma Laís.
Atualmente, a Avenue Code está formando uma nova turma e tem 30 vagas abertas. O perfil de profissionais procurados, desta vez, é mais diverso. A empresa busca contratar pessoas que façam parte dos pilares de diversidade, como pessoas pretas, LGBTQIA+, PCD, com mais de 40 anos, além de considerar a questão de gênero, com foco em mulheres cis e transgênero.