De olho na Copa do Mundo do ano que vem, evento que historicamente impulsiona a venda de televisores no Brasil, a Samsung preparou uma estratégia agressiva para a Black Friday 2025. A aposta da marca recai sobre uma reestruturação de nomenclatura e na massificação da inteligência artificial. Estive em um evento com Alexandre Gleb, gerente de produtos de TV da marca, que detalhou as novidades, com destaque para o reposicionamento da família QLED, que agora passa a se chamar QLED Ultra.
A mudança de nome faz alusão à linha de smartphones premium da empresa e busca diferenciar o produto no mercado. Segundo Gleb, a nomenclatura Ultra se justifica por três pilares. O primeiro é técnico: o executivo explica que esta é uma QLED de verdade, utilizando painéis com LEDs azuis e pontos quânticos, ao contrário de concorrentes que usam LEDs brancos.

O segundo pilar é a sustentabilidade. As TVs QLED Ultra não utilizam cádmio, um metal tóxico, em sua composição, e vêm acompanhadas do controle remoto SolarCell, que dispensa pilhas e é produzido com plástico reciclado. O terceiro ponto é a experiência do usuário, impulsionada pelo pacote Vision AI.
Desde meados de outubro, a marca introduziu o Vision AI Companion. O recurso transforma a assistente Bixby em uma inteligência artificial generativa e conversacional, capaz de entender contextos complexos. Além disso, as TVs passam a contar com o Co-pilot nativo. Outros recursos de ecossistema incluem o controle por gestos via Galaxy Watch e o Modo Karaokê, que transforma o smartphone em microfone.

Para a Black Friday, a Samsung também aposta na segmentação clara de tecnologias para diferentes perfis de uso.
A linha Neo QLED, com destaque para o modelo QN70F, é posicionada como a solução ideal para ambientes muito iluminados. Graças aos Mini LEDs, o aparelho entrega alta potência de brilho sem reflexos. Este modelo específico foi desenvolvido para preencher a lacuna de preço entre as QLEDs e as Neo QLEDs mais caras, facilitando o upgrade do consumidor. Ela possui 2,6 cm de espessura, taxa de atualização de 144Hz e estão disponíveis nos tamanhos 55″, 65″ e 75 polegadas.

No topo de linha, as OLEDs, como a S85F, são voltadas para cinéfilos e gamers que buscam contraste infinito e pretos absolutos em ambientes controlados. O modelo conta com o processador NQ4 AI Gen 2.

Na base do portfólio, mas responsável por gerar volume de vendas, está a linha Crystal (modelos U8600F e U8100F). A Samsung mantém a estratégia “Tudo em Um” para estes modelos 4K convencionais. Apesar de serem a entrada da marca, elas oferecem o Samsung Gaming Hub (para jogos na nuvem sem console), canais gratuitos via Samsung TV Plus e a garantia de sete anos de atualizações do sistema operacional Tizen, além do controle por smart watch e modo Karaokê.
Fotos: divulgação/TecnoInforme















































