O SAS, que atua globalmente na área de analytics e IA, adquiriu a Kamakura Corporation, de Honolulu (EUA). De capital privado, a Kamakura oferece software especializado, dados e consultoria que ajudam organizações financeira – bancos, seguradoras, gestores de ativos, fundos de pensão e mais – a gerenciar diversos riscos financeiros.
“Esta aquisição é uma extensão de enormes investimentos já realizados na plataforma de gestão de risco baseada em nuvem do SAS e em soluções integradas”, diz o cofundador e CEO do SAS, Jim Goodnight. “Ela sinaliza nossa intenção de antecipar soluções de risco que irão mudar o mercado para solucionar os principais e mais urgentes desafios que nossos clientes financeiros enfrentam. Prevemos que a força resultante da tecnologia SAS combinada com os modelos de análise de risco e crédito da Kamakura se comprovará ainda mais poderosa do que a soma de suas partes”.
Com a aquisição da Kamakura, o SAS visa entregar um portfólio de soluções de risco integradas, especialmente na gestão de ativos e passivos (ALM), e servir outros aspectos da indústria de serviços financeiros.
A Kamakura é conhecida pela visão pioneira e rigor quantitativo. Por mais de três décadas, a empresa se especializa em software e dados de gestão de risco para os setores bancário e de seguros. As duas ofertas atuais são:
- Kamakura Risk Management (KRM). A KRM está entre os sistemas de gestão de risco mais avançados e completamente integrados para ALM disponíveis no mercado. O software oferece avaliação no nível da transação, simulação, teste de estresse e análise de fluxo de caixa.
- Kamakura Risk Information Services (KRIS). Um software como serviço (SaaS), baseado em nuvem, que oferece uma assinatura de serviço de dados que provê dados de risco de crédito e analytics que ajudam empresas e países a prever margens de crédito e calcular probabilidades de inadimplência com base em modelos proprietários.
A aquisição traz as capacidades destas soluções para o SAS, junto com executivos, equipe de liderança, colaboradores e fornecedores da Kamakura – um acúmulo considerável de conhecimento especializado em riscos quantitativos, que levaria anos para se reunir no mercado atual.
Foto: Divulgação.