A Usemobile, empresa especialista no desenvolvimento de aplicativos mobile para Android e iOS e aplicações web e desktop, irá realizar a segunda edição do Use Academy, sendo esta uma versão exclusiva para mulheres, visando contribuir com a inserção de mais mulheres no ramo da tecnologia, um movimento que já vem acontecendo nos últimos cinco anos. A participação feminina nas áreas de tecnologia cresceu 60% — passando de 27,9 mil mulheres para 44,5 mil em 2019, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Mas, ainda assim, elas representam apenas 20% dos profissionais de tecnologia do país.
Este cenário também se aplica à Usemobile, uma vez que mais de 50% dos colaboradores são homens. Sendo assim, este Use Academy também servirá para atender uma demanda interna da empresa, visto que a Usemobile contrata as pessoas que se destacam ao longo da imersão.
Essa edição especial se chamará “Use Academy: Code Like a Girl_” e as inscrições ficarão abertas do dia 29 de março a 12 de abril, e o resultado das selecionadas sairá no dia 26 de maio. Diferentemente da primeira edição, o Code Like a Girl_ não terá pré-requisitos de nível intermediários para a participação. A Usemobile entende que é preciso eliminar barreiras, e com isso serão exigidos somente os requisitos de ser estudante ou ser recém-formada e saber lógica de programação — conceito básico para acompanhar as aulas e de fácil aprendizado por meio de aplicativos, vídeo-aulas no youtube e afins.
“O Use Academy é um projeto que partiu do Marketing e do RH da Usemobile. Queríamos fortalecer a marca da empresa e também atrair talentos. Tendo em vista que o mercado de desenvolvimento é muito competitivo, a rotatividade dos profissionais é alta. Então, com o bootcamp nós temos a oportunidade de ensinar as pessoas e ainda alocá-las na empresa. E nessa edição especial temos como objetivo diminuir a disparidade de gênero na tecnologia”, afirma o CEO da Usemobile, Conrado Bicalho.
“A primeira edição do Use Academy superou as expectativas, pois contratamos sete pessoas além das quatro previstas inicialmente. Apesar da proximidade com a Ufop e o IFMG para atrair os alunos para o bootcamp, e por se tratar de um curso on-line, o evento recebeu 400 inscrições de vários estados do país”, acrescenta Bicalho.
Segundo ele, o bootcamp é encarado também como uma forma de devolver para a cidade de Ouro Preto e sua comunidade o que ela proporcionou para a Usemobile, que tem sede na cidade. “A missão do evento é fazer com que todos os participantes saiam dos camps munidos de conhecimento, networking e até mesmo um portfólio para ingressarem no mercado de trabalho”, garante o executivo.
Foto: Divulgação.