Um estudo realizado pela GFK, consultoria mundial que utiliza big data e inteligência artificial para trazer novas estratégias para seus clientes, mostra que as vendas de notebook gamer cresceram 135% no segundo trimestre de 2021 em relação ao mesmo período no ano passado. No segundo trimestre de 2020, as vendas da mesma categoria aumentaram 40%. Entre os periféricos, os monitores gamers subiram 120% no segundo trimestre contra o mesmo período no ano passado. Isso representa um salto nas vendas, considerando que os monitores gamers já tinham aumentado 120% no segundo trimestre de 2020.
A GFK acompanha diariamente a movimentação do varejo e destaca que os itens da categoria gamer atingiram vendas recordes. Para o diretor da unidade de negócio e de varejo da companhia, Fernando Baialuna, a pandemia foi um fator relevante nesse crescimento e a variação dos preços também está atrelada à demanda que cresceu em meio a uma diminuição de disponibilidade de peças. “A necessidade de adaptação para o trabalho, educação e entretenimento remotos, fez com que a categoria ganhasse mais relevância e caísse no gosto até mesmo de quem não jogava. Nesse momento, o consumidor levou em conta o custo-benefício do produto e a experiência promovida por ele durante a execução de um jogo ou uma reunião virtual”, explica Baialuna.
Os headsets também apresentaram grande variação, saindo de um crescimento de 195% no segundo trimestre de 2020 para somar +5% neste ano. Os teclados e mouses saíram de um aumento de 85%, para uma queda de 10%. “Essa flutuação nas vendas de headsets, mouses e teclados faz parte da adequação do mercado com relação ao perfil do produto, que teve um pico nas vendas no ano passado”, afirma o executivo. No caso dos consoles, as vendas no primeiro semestre de 2021 foram 35% maiores que no ano anterior.
Baialuna ressalta que a movimentação do mercado de games atrai ainda mais os consumidores, seja pela necessidade de troca ou a realização da compra do primeiro player. “Nos próximos meses teremos o lançamento de um novo console produzido no Brasil, com grande apelo para atrair um público com mais de 40 anos. Também tem o reflexo da pandemia no lançamento de novos jogos, que deve acontecer no começo de 2022, compatíveis apenas para os consoles mais recentes, e com isso, há um movimento em busca do equipamento mais moderno e atual. Será interessante ver o comportamento dos consumidores nos próximos meses e na Black Friday deste ano”.