As carteiras digitais cada vez mais conquistam usuários que confiam nesse tipo de tecnologia. De acordo com a Pesquisa Global Insights da Experian, no Brasil, 87% das pessoas consideram a ferramenta segura. O número é maior que o dado global de 72%. O levantamento realizado em março de 2022 mostra como os consumidores interagem on-line com as empresas em 20 países. Carteiras digitais, também chamadas de e-wallets, representam os cartões que acabam com a necessidade de usar uma carteira física, podendo ser acessada por dispositivos móveis para compras on-line e off-line. Há ainda a possibilidade de fazer pagamentos por aproximação.
De acordo com o Head de Produtos de Verificação de Identidade e Prevenção à Fraude da Serasa Experian, Caio Rocha, a pesquisa mostra que cada vez mais a digitalização dos meios de pagamento está consolidada. “A pandemia ajudou a inserir ainda mais as carteiras digitais na vida das pessoas. Essa modalidade de pagamento simplifica a jornada do cliente, pois a torna mais ágil, segura e sem atrito. Isso é importante, pois a pesquisa também aponta que os consumidores desejam uma experiência on-line positiva e que os principais fatores que contribuem para isso são sentir segurança e conveniência no acesso a produtos ou serviços. É necessário que as empresas tenham estratégias muito bem definidas de verificação de identidades e prevenção de fraudes, para encontrar o equilíbrio entre experiência do usuário e segurança”.
Os dados mostram que, além da confiança nas carteiras digitais, 87% dos brasileiros também declararam que confiam nos aplicativos de e-commerce para realizar suas compras on-line. Quando analisamos o cenário global, este número cai para 65%. Embora as novas formas de comprar e pagar estejam cada vez mais presentes no dia a dia dos consumidores, o cartão de crédito tradicional ainda é o meio de pagamento mais lembrado. Ele foi apontado por 90% dos entrevistados brasileiros em relação aos 80% dos consumidores globais. Outro ponto de destaque da pesquisa é a confiança dos usuários em pagamentos feitos pelos códigos QR. O estudo aponta que no Brasil 82% das pessoas se sentem seguras ao realizar este tipo de transação. Já a média de todos os países ouvidos mostra que essa confiança cai para 65%.
Os dados da pesquisa podem ser conferidos pelo link.
A Experian conduz frequentemente pesquisas com consumidores e empresas. As descobertas deste relatório foram extraídas do trabalho de campo realizado em março de 2022. Os resultados da pesquisa representam seis mil consumidores e duas mil empresas em 20 países, incluindo África do Sul, Alemanha, Austrália, Brasil Chile, China, Colômbia, Dinamarca, Espanha, EUA, Holanda, Índia, Indonésia, Irlanda, Itália, Malásia, Noruega, Peru, Reino Unido e Singapura.
Foto: Divulgação.