A Uber anuncia a expansão do piloto de gravação de vídeo realizada a partir do próprio aplicativo do motorista que usa celular com o sistema Android. O projeto está em andamento desde outubro do ano passado e vem se espalhando por novas cidades do país. Nesta nova fase, foram convidados a participar alguns dos motoristas parceiros de Curitiba, Manaus e São José dos Campos (SP). A iniciativa promove mais um recurso de segurança no aplicativo para os motoristas parceiros, que também está sendo testado em Campinas (SP), João Pessoa, Santos (SP) e Petrópolis (RJ), além de algumas cidades nos Estados Unidos. “Quando pensamos em entender melhor situações que acontecem dentro do veículo, voltamos sempre ao tema das gravações”, explica o gerente de produto do Centro de Desenvolvimento Tecnológico da Uber em São Paulo, Mariana Esteves.
“Sabemos que a gravação pode ser uma ferramenta poderosa para incentivar todos a se comportarem da melhor maneira possível, sabendo que estão sendo gravados, e que também ajuda a fornecer evidências concretas do que realmente aconteceu em um incidente. Já temos a possibilidade de gravação de áudio no app, a alternativa do motorista cadastrar uma câmera veicular e, desde o ano passado, estamos também explorando a gravação pelo próprio app da Uber”, completa a executiva.
No Brasil, a Uber já permite há algum tempo ao parceiro que tiver sua própria câmera veicular cadastrá-la no app para que os seus usuários sejam informados que ela está instalada no veículo, por meio de notificações no próprio app. Esse cadastramento do dispositivo de gravação também permite que o parceiro possa compartilhar gravações com a equipe de suporte, em caso de reporte de incidente.
A empresa também entende que as câmeras tradicionais podem exigir uma configuração complexa e ter um alto custo. Por isso, passou a explorar a possibilidade de gravação usando o aplicativo da Uber, que utiliza a câmera de selfie do smartphone. Além de ser escalável e gratuita, a funcionalidade pode ser configurada pelo motorista em poucos segundos.
Como funciona a gravação de vídeo no aplicativo da Uber:
- Ativação: A gravação é opcional e utiliza a câmera frontal do smartphone. Uma vez habilitado o recurso, os motoristas parceiros poderão gravar vídeo e áudio de todas as viagens.
- Tempo de gravação: O registro de áudio e vídeo começa ao se aproximar do ponto de embarque e continua pela viagem, parando 20 segundos depois que a viagem for encerrada – isso porque algumas situações podem ocorrer no momento do desembarque.
- Privacidade: Assim como já ocorre no recurso de gravação de áudio, o U-Áudio, a gravação de vídeo e áudio também permanece criptografada no celular, sem que ninguém possa acessá-la diretamente – nem a Uber e nem o próprio motorista, que não possui a chave da criptografia. O usuário, por sua vez, é informado que sua viagem será gravada antes de embarcar, tendo liberdade para cancelar a viagem e solicitar outro carro, se preferir.
- Análise de incidentes: A única forma da equipe de atendimento da Uber acessar o conteúdo das gravações é mediante um reporte de incidente de segurança no aplicativo. Se o motorista parceiro abrir uma reclamação, ele terá a opção de adicionar o arquivo com o vídeo em questão. Só então a Uber – que tem a chave da criptografia – terá acesso aos registros. A gravação permanece disponível no dispositivo do parceiro pelo período de sete dias após a viagem, sendo automaticamente apagada após esse período se nenhum reporte de incidente atrelado a ela for realizado.
- Investigações: As autoridades competentes também podem solicitar acesso a essas imagens compartilhadas pelos parceiros com a Uber, na forma da lei.
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