O Clube Atlético Mineiro assinou uma parceria com o StatsBomb, empresa de dados de futebol formada para capacitar equipes de análise de dados. A parceria visa capacitar o departamento de análise do clube com acesso aos dados de futebol mais detalhados disponíveis.
Esta é a primeira parceria do StatsBomb com um clube brasileiro, com ela o Clube Atlético Mineiro receberá os dados mais recentes do StatsBomb, cobrindo mais de 3,4 mil eventos por partida em mais de 80 competições ao redor do mundo. Paralelamente aos dados, o clube terá acesso total ao StatsBomb IQ, uma plataforma de análise de futebol.
Com o acordo, o Atlético Mineiro se junta a mais de cem clubes e federações profissionais em todo o mundo para aprimorar sua capacidade de detectar e recrutar jogadores, analisar os próximos adversários e avaliar o desempenho da própria equipe. “O Clube Atlético Mineiro escolheu o melhor provedor de dados do mundo para começar seu departamento de análises. Um dos princípios estratégicos do nosso clube é, afinal, ser referência na América Latina dentro e fora de campo. Para conquistar isso, é crucial buscar parceiros inovadores e eficientes como o StatsBomb”, afirma o CEO do Clube Atlético Mineiro, Plínio Signorini.
“Será muito bom trabalhar com um dos maiores clubes do Brasil. Ao longo de nossas conversas, o departamento de analytics do Clube Atlético Mineiro demonstrou uma fantástica ambição e compreensão do papel que nossos dados e plataforma de IQ podem desempenhar em seus preparativos. Estamos muito satisfeitos por estarmos expandindo para o Brasil e ansiosos por mais oportunidades na região”, diz o chefe de inovação tática e desenvolvimento de negócios do StatsBomb, Pablo Peña Rodríguez.