A Toca Vida é uma lifetech 100% brasileira cujo objetivo é ajudar qualquer pessoa a organizar e preparar a transmissão do seu legado por meio de documentos, contatos importantes, orientações sobre funeral e doação de órgãos, lembranças, ensinamentos, mensagens para o futuro, sugestão de desejos para seus sucessores, fotografias, vídeos e tudo o mais que possa ser considerado relevante para apoiar quem fica após a partida.
A proposta da plataforma é centralizar todo esse material em um único lugar, para ser acessado de maneira digital, simples e prática, minimizando a sobrecarga das famílias que terão de encarar as consequências da partida. “Até o lançamento da Toca Vida, estas informações, quando existiam, ficavam perdidas dentro de gavetas, armários, caixas, bolsos de casaco. Essa desorganização gerava enorme transtorno para quem tinha de “caçar” tudo isso, muitas vezes um desgaste totalmente infrutífero. Com a digitalização das nossas informações e documentos, em alguns casos a situação até se agravou, já que nem sempre quem partia deixava as chaves de acesso de computadores ou smartphones, por exemplo”, avalia o CEO da Toca Vida, Marcos Silvestre.
“A pandemia vem mudando isso. As pessoas estão percebendo que a responsabilidade de deixar a ‘casa organizada’ é fundamental para garantir que a família vivencie o luto com mais dignidade e serenidade, podendo seguir adiante com segurança e esperança”, reflete o executivo. Ele lembra que a proposta da lifetech não engloba apenas os documentos a serem utilizados para a transferência de bens aos herdeiros, mas todo um conjunto de providências práticas, e até mesmo afetivas, que visam apoiar quem fica no período chamado de ‘vida que segue’.
Desenhada com base em uma metodologia própria de planejamento sucessório, a Toca Vida está alicerçada em quatro pilares: pessoas, tecnologia, educação e parcerias. Segundo o executivo, o sistema teve uma preocupação especial com a experiência do usuário e com a segurança dos dados, tendo sido desenvolvido já dentro do ambiente da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Jamais será feito o uso comercial das informações pessoais dos usuários, que estão protegidas pela LGPD e por rigorosos protocolos de segurança. “Nosso intuito é que cada pessoa deposite na plataforma apenas as informações que julgar importantes para apoiar sua família. Só irá acessar quem estiver de posse da senha”, esclarece Silvestre.
O modelo de negócio adotado pela Toca Vida é o de assinatura digital, por enquanto gratuita até 17 de outubro deste ano, Dia Nacional da Vacinação no Brasil. Até lá, qualquer pessoa poderá obter acesso completo e sem custo à plataforma, para uso ilimitado na área privativa do site. “Esta é a nossa contribuição na luta contra a pandemia”, conta o executivo. Depois desta data, quem quiser conservar seu acesso pessoal poderá fazê-lo mediante uma anuidade de R$ 119. Para ingressar, basta acessar https://www.tocavida.com.br, pressionar o botão ‘Comece agora’ e inserir apenas nome e e-mail.