A Associação Comercial de São Paulo (ACSP) apresenta a Ane (Assistente de Negócios do Empreendedor), que será responsável pelo contato inicial da entidade com seus associados, ou não, por meio do whatsapp ou do site. “Agora, poderemos atender mais gente ainda e com muito mais eficiência”, diz o responsável pela implementação da assistente virtual da ACSP, Renan Luiz Silva, que projeta um aumento no número de atendimento na ordem de 15%.
De acordo com o executivo, a pessoa vai dizer aquilo que precisa e o sistema já vai direcioná-la para o profissional capacitado. “Com isso, diminui o tempo de espera e tudo se torna mais ágil e prático”, emenda. Entre os serviços mais procurados que são prestados pela Associação Comercial de São Paulo estão os oferecidos pela Junta Comercial, pelo Portal do MEI (Microempreendedor Individual), consultas ao SCPC, assessoria em mediação e arbitragem e o ACSP Legal, direcionado a advogados e contadores que precisam legalizar uma empresa.
A Ane terá capacidade para atender mais de mil chamadas simultâneas. Estudos feitos pela empresa contratada pela entidade para a implementação da assistente virtual apontam que esse sistema consegue responder cerca de 285 mil perguntas feitas por mês com eficiência de 95%. Outra grande vantagem da assistente virtual é que os contatos realizados fora do horário comercial serão iniciados imediatamente. No dia seguinte, um profissional que recebeu a solicitação encaminhada pela Ane dará o retorno para cada uma dessas chamadas.
Somente de não associados, a ACSP recebe 120 mil contatos por ano. Em março de 2020, o auge da pandemia, cerca de três mil pessoas por dia procuraram a entidade em busca de auxílio e informações gerais sobre o comércio e a prestação de serviços.
O novo aplicativo da entidade também contará com a Ane para fazer o primeiro atendimento. A expectativa é que o app já esteja à disposição de todos no Google Play e na App Store até o final deste ano.