A Uber e a Tembici começam a disponibilizar o compartilhamento de bicicletas no app da Uber, nas cidades de São Paulo e no Rio de Janeiro. A iniciativa proporcionará a milhares de usuários da Uber nas duas maiores cidades brasileiras mais uma oportunidade de viagens pela plataforma de forma conveniente. Os usuários que estiverem próximos às estações bike Itaú terão à disposição a opção de bikes compartilhadas, tornando mais fácil se movimentar em pequenas distâncias sem carro, para viagens avulsas. Todas as 4,7 mil bicicletas e 330 estações do sistema em São Paulo e as 3,6 mil bicicletas e 355 estações no Rio fazem parte da iniciativa.
“Poder oferecer as bicicletas compartilhadas da Tembici pela plataforma da Uber comprova a relevância que as duas empresas desempenham na mobilidade urbana. Ficamos ainda mais felizes por oferecer aos usuários essa nova opção, que é também uma maneira mais sustentável, acessível e muito conveniente para viajar”, afirma o gerente global de micromobilidade da Uber, Allison Reid.
Ainda em 2023, o bike Itaú aumentará em 220% sua frota de bicicletas elétricas em São Paulo e no Rio de Janeiro, passando a ter 2 mil modais elétricos em cada capital até o fim do ano. Com a expansão, São Paulo e Rio de Janeiro tornam-se os maiores sistemas de bicicletas elétricas compartilhadas da América Latina. “A ampliação da parceria entre a Tembici e a Uber para o Rio e São Paulo representa mais um passo para o desenvolvimento de soluções mais sustentáveis e eficientes de mobilidade para as cidades da América Latina. A iniciativa chega para ser mais uma opção de acesso às laranjinhas, que só este ano já somam mais de 23 milhões de deslocamentos nas duas capitais”, observa o diretor de negócios da Tembici, Gabriel Reginato,.
Como funciona
Com grande foco na experiência do usuário, todas as ações serão realizadas diretamente no app da Uber, sem a necessidade de novos cadastros. Na iniciativa, as viagens serão avulsas, por 15 minutos de uso, seguindo a tarifa e condições dessa modalidade em cada uma das cidades. A funcionalidade estará ativada para pessoas próximas às estações bike Itaú.
Passo a passo para utilização do serviço:
1. Abra o aplicativo da Uber;
2. Na tela inicial selecione “Duas Rodas”;
3. Escolha a estação mais próxima e clique para conferir o melhor trajeto para chegar até ela;
4. Ao chegar na estação, escolha uma bicicleta e escaneie o QR Code disponível, em “Escanear para viajar”;
5. Após isso, você encontrará o valor e o tempo oferecido para desbloquear a bicicleta escolhida;
6. Selecione a forma de pagamento e confirme a viagem.
As bicicletas da Tembici continuarão acessíveis também por meio do aplicativo bike Itaú, e todos os usuários que utilizarem as bicicletas pelo aplicativo da Uber deverão cumprir as regulamentações locais.
Foto: Divulgação.