A Deezer, plataforma global de experiências musicais, tem agora uma ferramenta de ponta de detecção de música gerada por Inteligência Artificial. Com ela, foi possível descobrir que cerca de 10 mil faixas entregues à plataforma diariamente são totalmente geradas por IA, o que corresponde a aproximadamente 10% do conteúdo. A tecnologia da Deezer, em desenvolvimento há um ano, tem o objetivo de superar a capacidade das ferramentas disponíveis para detectar especificamente conteúdo gerado por IA sem a necessidade de treinamento extensivo em conjuntos de dados específicos. Uma solicitação de duas patentes foi submetida no final de dezembro, e a Deezer agora está assumindo a liderança na criação de mais transparência tanto para fãs quanto para criadores.
“À medida que a inteligência artificial continua a impactar cada vez mais o ecossistema musical, com uma quantidade crescente de conteúdo gerado por IA inundando plataformas de streaming, estamos orgulhosos de ter desenvolvido uma ferramenta de ponta que aumentará a transparência tanto para criadores quanto para fãs”, diz o CEO da Deezer, Alexis Lanternier. “A IA generativa tem o potencial de impactar positivamente a criação e o consumo de música, mas seu uso deve ser orientado por responsabilidade e cuidado para proteger os direitos e a receita dos artistas e compositores. No futuro, nosso objetivo é desenvolver um sistema de marcação para conteúdo totalmente gerado por IA e excluí-lo das recomendações algorítmicas e editoriais”, completa o executivo.
A nova ferramenta pode detectar uma música criada artificialmente a partir de diversos modelos generativos, como Suno e Udio, com a possibilidade de adicionar capacidades de detecção para praticamente qualquer outra ferramenta, desde que haja acesso aos dados de treinamento. Além disso, a Deezer fez progressos significativos na criação de um sistema com maior capacidade de generalização, para detectar conteúdo gerado por IA sem a necessidade de treinamento em um conjunto de dados específico. “Nos propusemos a criar a melhor ferramenta de detecção de IA do mercado, e fizemos progressos incríveis em apenas um ano”, conta o Chief Innovation Officer da Deezer, Aurelien Herault. Além de criar um sistema de marcação para conteúdo gerado por IA no Deezer, a empresa pretende continuar desenvolvendo as capacidades de sua tecnologia para incluir vozes de deep fakes.
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