A Good to Game (GTG), vertical de games da V3A, e a Player 1 Gaming Group, spin-off de games e e-Sports da Globo, se juntaram e criaram o Cruzada e-Sports. O projeto social surge como uma porta de entrada para jovens moradores de comunidades ao universo dos esportes eletrônicos, oferecendo capacitação e estimulando o desenvolvimento profissional. Não apenas para formar atletas virtuais e potenciais estrelas dos e-Sports, mas formar profissionais qualificados em outras funções ligadas ao mercado de games, como produção de eventos, gestão de torneios, criação e gestão de mídias sociais.
Assim, o Cruzada e-Sports traz um novo universo de oportunidades para jovens de comunidades do RJ ingressarem profissionalmente em uma indústria que está movimentando US$ 2,3 bilhões no Brasil, em 2021 (dados: Newzoo Consultoria). O projeto é patrocinado pela Oi; pela Lei de Incentivo ao Esporte, da Secretaria de Esporte Lazer e Juventude do Estado do Rio de Janeiro; e é apoiado por Playstation, DT3sports e Associação Atlética Banco do Brasil (AABB-Rio).
Com inauguração marcada para 17 de novembro, o Cruzada e-Sports receberá inicialmente 140 alunos, com idades entre oito e 21 anos, em cursos 100% gratuitos. Serão oferecidos sete cursos, divididos em quatro módulos. O primeiro deles é o de Modalidades, com cursos específicos dos games competitivos Counter-Strike: Global Offensive (CS:GO), eFootball PES, Dota 2 e Starcraft II.
Localizado no bairro do Leblon, Rio de Janeiro, o Cruzada e-Sports está instalado nas dependências da AABB-Rio. Ocupando uma área de aproximadamente 100 m² e somando 20 estações de aulas e treinos, o Cruzada e-Sports, não por acaso, tem seu nome inspirado pela comunidade Cruzada São Sebastião, localizada a poucos metros do espaço.
Segundo Dalmo Castello Filho, idealizador do Cruzada e-Sports e CEO da GTG, o projeto surge como ponte entre a indústria que mais cresce no campo do entretenimento e as comunidades. “Sabemos da dificuldade de uma grande parcela da sociedade em ter acesso à prática de esportes eletrônicos e tudo que ela proporciona. Nosso principal objetivo é inserir jovens dentro do mercado de games, e pelo conhecimento estimular os primeiros passos do seu caminho de crescimento pessoal e profissional, seja como atleta, criador de conteúdo ou produtor de eventos”, afirma o executivo.
Além de criar uma rotina de treinos de quatro modalidades, o projeto terá módulos direcionados à formação e capacitação de profissionais para outras áreas da indústria de games e e-Sports. O módulo 2, Creators e Mídias Sociais, será dedicado à criatividade e gestão de redes sociais, desenvolvendo os alunos do Cruzada e-Sports na produção de conteúdo, estratégias de comunicação e outras técnicas de plataformas digitais, do Facebook ao Twitch, passando por Twitter, TikTok, Instagram e demais redes.
O módulo 3, de Gestão de Torneios, integra os participantes do projeto aos bastidores do universo competitivo. Os jovens poderão aprender como criar e gerenciar uma liga, da arbitragem ao controle de dados. Este módulo será comandado pelos profissionais da plataforma de competição Player 1.
“Desde o início do Player1 Gaming Group, elegemos causas para andar lado a lado com as nossas verticais de negócios. E poder participar diretamente da transformação de vidas pelo programa de capacitação gratuita de qualidade, como o Cruzada e-Sports, é a mais nobre das causas, o que nos deixa orgulhosos e motivados”, diz o CEO do Player1 Gaming Group, Leandro Valentim.
Já no módulo 4, Produção de Eventos, os jovens do Cruzada e-Sports aprenderão e terão acesso às ferramentas para criar, planejar e executar grandes eventos, com foco no universo gamer, como campeonatos, festivais de cosplay e cultura geek. O know-how será transmitido diretamente por profissionais da V3A e GTG, empresa responsável por dois dos maiores eventos de e-Sports do Brasil – Prêmio eSports Brasil e WESG Latam.