Recebemos aqui na redação do TecnoInforme o notebook HP EliteBook 640 G11 com 14 polegadas. Lançado no primeiro trimestre deste ano, o dispositivo é leve e portátil – ele pesa 1,39 kg, o que o torna bem fácil de levar na mochila, seja nos aplicativos de mobilidade, ou até mesmo no transporte público como ônibus e metrô.
A versão que chegou por aqui estava configurada em inglês, porém fiz o download para Português do Brasil e com alguns atalhos, acentos e letras da nossa ortografia puderam ser utilizadas. O senão ficou para a tomada do carregador, que tem é tipo norte-americana, aquela com três pinos, sendo dois deles retos, então precisei de um adaptador para carregar o notebook.
A tela de 14.0″ IPS LCD com resolução de 1920 x 1200 pixels e brilho máximo de até 1000 nits funciona bem, principalmente para assistir a conteúdos e séries, porém, no quesito jogos fica devendo com uma taxa de atualização de 60 Hz, o que limita o usuários para determinados títulos. É importante lembrar que o HP EliteBook 640 G11 não foi desenvolvido pensando no público gamer, mas em usuários que precisam de uma máquina para trabalho, estudo e, claro, um pouco de entretenimento também, afinal ninguém é de ferro. O teclado oferece uma tecla exclusiva para o copilot, a inteligência artificial generativa da Microsoft.
Processamento
O processador que alimenta a série EliteBook varia de um Intel Core Ultra 5 e Ultra 7, com até 16 núcleos e frequências Turbo de até 5,0 GHz. O modelo que chegou por aqui veio equipado com o Intel Core Ultra 7 165U e 1.7 GhHz com 16.0 GB de RAM, a série possui modelos que suportam até 64 GB de RAM DDR5, com slots SODIMM duplos para memória de canal duplo. No quesito armazenamento, há opções de até 2 TB.
Conectividade
No que diz à conectividade, o HP EliteBook oferece ao usuário Wi-Fi 6E, Bluetooth 5.3, portas USB 3.2 e USB 4.0, Thunderbolt 4, HDMI 2.1 e porta Ethernet RJ45. Já a bateria tem uma capacidade de 48 Wh ou 56 Wh, com suporte para carregamento rápido via USB-C. Sim, eu notei que a entrada do carregador é USB-C, porém fiquei temerosa em conectar um cabo desse tipo com um carregador de celular, que é o que tenho por aqui. Então optei por um adaptador de tomada mesmo. a bateria dura tranquilamente para uso normal, como todo notebook, é sempre bom andar com o carregador na mochila, just in case.
A seu favor, o HP EliteBook 640 G11 tem o desempenho, a conectividade e a mobilidade. Ele realmente é muito fácil de carregar por aí. Porém, o notebook não apresenta leitor de cartão SD. No meu caso, isso não foi um problema, pois não utilizo esse tipo de cartão de memória, mas para alguns usuários, trata-se de um fator importante e até mesmo determinante na hora da escolha.
Preço
O preço do HP EliteBook 640 G11 no Brasil pode variar dependendo da configuração, numa pesquisa rápida na internet, encontrei os seguintes valores:
- HP EliteBook 640 G11 com Intel Core Ultra 5, 16GB RAM, 512GB SSD: R$ 5.099.
- HP EliteBook 640 G11 com Intel Core Ultra 5, 8GB RAM, 256GB SSD: R$ 4.844.
Claro que os preços podem variar com promoções e descontos.
Veredito
O HP EliteBook 640 G11 é uma excelente escolha para quem precisa de um notebook com uma boa potência, que valorize a mobilidade e também a conectividade do dispositivo. Entre o trabalho e o estudo e possível aproveitar diferentes conteúdo e até mesmo jogos que não demandem uma alta taxa de quadros ou muitas memória.
Fotos: Divulgação/TecnoInforme