Além de medir a pressão, o D2 também monitora seus batimentos cardíacos, a qualidade do sono e até o nível de oxigênio no sangue. O legal é que todos os dados são armazenados no aplicativo e podem ser enviados diretamente para seu médico, facilitando o controle e o comparativo dos resultados.
Por aqui, quem fez o teste do D2 foi o Dr. Roberto, meu marido e assistente aleatório, rsrsrs. Sim, ele tem problemas com a pressão alta e, inclusive, toma medicação para mantê-la sob controle. Como médico e paciente, no primeiro dia de uso do Huawei D2, ele programou o relógio para realizar uma Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial, também conhecida como MAPA. Este exame é utilizado para monitorar a pressão arterial de um paciente ao longo de um período de 24 horas ou mais. Ele ajuda a identificar variações na pressão arterial que podem não ser detectadas durante uma consulta médica regular. O exame é especialmente útil para diagnosticar hipertensão, hipotensão e avaliar a eficácia de tratamentos para controle da pressão arterial. Dentro dessa programação, o relógio fez a medição da pressão arterial a cada 10 minutos. Ainda no primeiro dia de uso, ele também ativou a monitoração da frequência cardíaca continua, ou seja, com um toque na tela, o relógio apresenta a frequência cardíaca daquele instante. Nos dias seguintes, o monitoramento passou para medições aleatórias. “O impressionante é que mesmo com essa programação, mais as notificações, a bateria do relógio durou seis dias consecutivos”, afirma o Dr. Roberto.
Dados precisos
Roberto conta que comparou os dados do Huawei D2 com dados obtidos no consultório com a medição da pressão arterial em esfigmomanometros digitais de punho e de braço, sendo que este último é considerado o mais preciso. “O relógio foi ainda mais preciso que o de punho e quase tão preciso quanto o de braço”, conta. Em relação ao eletrocardiograma, o médico explica que o exame é feito com a medição de 12 derivações, já o relógio faz a medição somente por uma derivação, assim como os outros smartwatchs disponíveis no mercado. “Mesmo utilizando os dados de somente uma derivação, os resultados são muito precisos e podem, de fato, identificar variações importantes da frequência cardíaca, como arritmias mais graves, que podem até levar a óbito”, explica. “Sem dúvida, o relógio funciona como um instrumento importante para determinar uma emergência como uma fibrilação atrial”.
Ainda segundo o médico, a interface do modelo é muito fácil e intuitiva, incluindo o aplicativo no celular. “O relógio é bem fácil de mexer e entender os comandos. O aplicativo no celular também, principalmente, o compartilhamento das informações coletadas pelo dispositivo.”
Porém, nem tudo são flores. “Talvez por possuir muitas funções, incluindo o manguito para medir a pressão arterial e uma bateria que dura muitos dias, o relógio é um pouco mais pesado do que outros modelos no mercado. Isso não chega a ser um incômodo, mas é perceptível, principalmente nos primeiros dias de uso”, afirma Roberto.
Veredito: O Huawei Watch D2 chega como uma ótima opção para quem busca um smartwatch completo e, principalmente, com foco na saúde. A medição da pressão arterial é, sem dúvida, um diferencial e tanto para o modelo, assim como a função de eletrocardiograma, e a bateria de longa duração garante que você não vai perder nenhum dado importante.
O Huawei Watch D2 já está disponível para compra no Brasil pelo preço sugerido de R$ 2.799. Lembrando que ele é compatível com os sistemas iOS e Android.
Fotos: Divulgação/TechnoInforme.