As ameaças à operação de um data center podem ocorrer de diversas formas e formatos. Podem variar de pequenos incidentes, como interrupções de curto prazo no fornecimento de energia ou a modificação não intencional de dados, até mesmo a desastres graves como ataques cibernéticos, destruição de equipamentos ou incêndio. “Para minimizar os danos, as empresas precisam de uma política de recuperação de desastres eficaz. A ideia é preparar os recursos necessários antes que um desastre real aconteça”, explica o gerente de produtos da ODATA, provedora brasileira de data centers, Eliel Andrade.
De modo geral, muitas empresas geralmente gastam uma parte de seu orçamento em plano de disaster recovery a fim de evitar perdas na receita, já que esse tipo de desastre pode gerar a incapacidade de conduzir operações após determinado incidente crítico. O propósito é saber o que fazer quando a crise se instala, como diminuir o tempo de inatividade e encontrar meios alternativos de operação, como a redundância do data center, com antecedência. Por isso, a ODATA elencou algumas dicas para a recuperação de desastres do data center.
Faça um inventário
A primeira ação é mapear quais hardwares, softwares e dados específicos são extremamente importantes para a operação. É fundamental saber quais processos são necessários para que tais serviços cheguem ao consumidor final. Comece com salas de servidores e centros de dados e avance para terminais, como estações de trabalho e dispositivos periféricos. Depois disso, vá para aplicações e softwares de trabalho. Preste atenção especial ao software do servidor, hipervisores e configurações necessárias para reiniciá-lo, caso ocorra algum incidente.
Crie um backup completo
O ideal é investir em serviços de proteção de dados como parte integrante do plano de recuperação de desastres do data center, geralmente usando um serviço de backup, redundância e restauração para proteger dados essenciais ao negócio. “Após terminar o inventário, faça um backup completo de seus dados. Certifique-se de desenvolver um esquema de rotação de backup adequado, caso você ainda não tenha um”, indica Eliel Andrade.
Contrate um serviço remoto para redundância do Data Center
Para acalmar a parada de todo o negócio caso algum incidente force a interrupção do seu servidor, é essencial contar com uma ‘estrutura espelho’, que funcione como um backup e que possa entrar em operação imediatamente. Para isso, o Colocation se mostra uma excelente opção em operações que necessitam redundância. Esse serviço nada mais é do que a locação de um espaço físico em um data center já existente para a execução de serviços de TI, que estabelece o espelhamento do seu data center prioritário.
Calcule os custos do tempo de inatividade
Cada hora de inatividade resulta em perdas de produtividade e receita, além do potencial dano à reputação da sua empresa. Se você calcular corretamente o custo de uma falha potencial, isso pode ajudá-lo a decidir sobre o valor do investimento em medidas preventivas.
Promova atualizações regularmente
Sua política de recuperação de desastres deve permanecer um documento vivo: atualize-o sempre que houver mudanças no pessoal ou na infraestrutura de sua empresa. Além disso, certifique-se de realizar testes regulares para ver se sua abordagem é eficaz em diferentes circunstâncias.
Os provedores de serviços de data center desempenham uma função-chave em todos os serviços on-line. A aceleração da transformação digital mostrou isso durante a pandemia de Covid-19. Portanto, é preciso estar atento a todas as demandas a partir do uso de um data center. “Esperamos ver um forte crescimento contínuo, à medida que as empresas testemunham as vantagens, benefícios e a tranquilidade que vêm com a parceria firmada com um provedor especializado em soluções de data center”, finaliza o especialista.
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