Recentemente, recebemos o realme C67 para review aqui no TecnoInforme. A experiência com o aparelho foi bem positiva. Apesar de ser um dispositivo de entrada, com preços a partir de R$ 1.599 na versão 6GB + 128G em seu lançamento no mês de fevereiro de 2024, o C67 se mostra bem valente e apresenta soluções embarcadas que dão a ele um porte de aparelho médio.
Design
No quesito design, o C67 chega por aqui nas cores Sunny Oasis (verde) e Black Rock. Na traseira, são duas câmeras, a principal com 108 MP e a câmera secundária com 2 MP. No caso do modelo Sunny Oasis, dependendo da luminosidade, a cor passa por diferentes nuances – o efeito fica bem mais evidente sob o sol. A pegada é boa e garante uma fácil manipulação do aparelho, que possui uma espessura de 7,59mm, considerada a mais fina da marca na categoria até hoje.
O leitor de digitais está localizado no botão liga/desliga e funciona bem, eu, particularmente, não gosto dessa posição, mas com o uso contínuo vc acaba se acostumando. Porém, em alguns momentos, quando os dedos estão com cremes ou protetor solar, percebi uma certa resistência na identificação, o que acontece em outros modelos também. Um ponto positivo é a certificação IP54 com resistência à água e poeira. Atenção, é resistência à água, ou seja, aqueles respingos de piscina e uma leve garoa.
Na caixa, a marca entrega um manual rápido, a chavinha para abertura do compartimento do ship, capinha protetora, além do cabo e do carregador.
Tela
O modelo chega com uma tela IPS LCD de 6,72 polegadas e uma resolução Full HD Plus, com uma taxa de atualização de até 90 Hz e com um nível de brilho de até 950 nits. Na prática, isso significa enxergar melhor e com mais conforto o conteúdo da tela em locais muito iluminados, incluindo a luz do sol. Sob o sol escaldante dos últimos dias, foi possível mexer com facilidade na tela do C67, sem buscar abrigo ou fazer aquela sombrinha com a outra mão.
Hardware
O realme C67 é alimentado pelo chipset Qualcomm Snapdragon 685, que, apesar de não ser uma novidade, está habilitado a deixar o dia-a-dia do usuário descomplicado para o uso de aplicativos mais comuns como mensageiros, redes sociais e até mesmo consumo de vídeos.
No quesito games, o modelo funciona se você não é um aficionado e deseja se tornar um profissional dos e-sports. Alguns títulos rodam com facilidade, como Roblox, Free Fire e Subway Surfers. Porém, games mais pesados como Genshin Impact, tendem a travar e te deixar meio irritado. Não recomendo.
Bateria
A bateria que alimenta o C67 possui 5.000 mAh e é recarregável com o o carregador de 33 w. Olha, como todo aparelho, a durabilidade da bateria depende do uso. Se você é o tipo de usuário que utiliza seu celular com parcimônia e não fica pendurado no aparelho 24 horas, é possível chegar ao fim do dia com até 30% de carga. Porém, para quem fica o dia inteiro assistindo a vídeos, filmes e séries; ou jogando on-line por horas a fio, a bateria tem uma durabilidade muito boa, mas não existe milagre, pelo menos por enquanto.
Câmera
O realme C67 tem uma câmera principal de 108 MP e um sensor de profundidade secundário de 2 MP. A câmera funciona muito bem no dia a dia, principalmente para quem gosta de registrar diversos momentos do cotidiano. Dentro da faixa de preço do aparelho, ela desempenha muito bem seu papel. Lembrando que para utilizar os 108 MP é preciso utilizar o modo Alta Resolução no menu da câmera.
O zoom digital de até três vezes oferece uma boa performance sem distorção dos elementos da foto.
Claro que para fotos noturna ou em espaço fechado com baixa iluminação, a qualidade acaba caindo um pouco, porém nada que comprometa o compartilhamento da imagens em redes sociais, por exemplo.
Zoom digital de até três vezes.Os vídeos são feitos em 1080p a 30 fps e talvez poderia ter mais estabilidade, pois algumas tremidinhas não são corrigidas pelo software.
No que diz respeito à câmera frontal de 8 MP, ela faz muito bem seu trabalho na hora das selfies, resultando em fotos nítidas e detalhadas.
O realme C67 chega com Android 14 rodando sob a interface realme UI e a marca chinesa promete até duas atualizações. O modelo mantém as chamadas cápsulas, informações curtas que aparecem na área superior da tela como música que está sendo executada, previsão do tempo e notificações.
- Tela IPS LCD de 6,72 polegadas com resolução FullHD+
- Display com furo e taxa de atualização de 90 Hz
- Plataforma Snapdragon 685 da Qualcomm
- 6 GB ou 8 GB de RAM
- 128 ou 256 GB de armazenamento interno
- Memória expansível com cartão MicroSD
- Câmera frontal de 8 MP
- Duas câmeras traseiras:
- Lente principal com sensor de 108 MP
- Lente de profundidade com sensor de 2 MP
- Dual SIM, 4G, WiFi, Bluetooth 5.0, NFC, GPS, Glonass, Galileo e Beidou e leitor de digitais na lateral
- Bateria de 5.000 mAh com carregamento de 33W
- Android 14 rodando sob a realme UI