Há 10 anos, os brasileiros presenciaram a chegada de League of Legends (LOL) no país. Neste período, o jogo se consolidou no país não apenas como um game, mas como um vetor de conexões reais entre seus jogadores e uma forte influência na cultura pop, levando seus personagens além do jogo para a música, com bandas de música ultra populares; para a moda e também para o universo audiovisual, com o sucesso de Arcane, na Netflix, que reuniu uma legião de fãs mesmo entre não-jogadores.
Por esse motivo, a desenvolvedora e distribuidora Riot Games lança uma campanha que tem como foco fazer com que a comunidade de LOL tenha cada vez mais orgulho do universo de que fazem parte e ajudaram a construir ao longo do tempo.
O pontapé inicial dessa celebração apresenta um vídeo com uma retrospectiva que mostra personagens e acontecimentos que marcaram essa década. Em três minutos foram reunidas jogadas épicas, as falas que mais repercutiram na comunidade, os jargões e memes que viralizaram, as personalidades que se destacaram, os episódios que inflamaram a torcida e fãs em célebres momentos do game no Brasil. Para curtit esse momento, assista ao vídeo AQUI.
“Este vídeo comprova que LOL não é apenas um jogo, ele traz muitas conexões entre seus jogadores, gerando a um sentimento de orgulho entre os que fazem parte desta comunidade. Para a Riot Games, a comunidade de League of Legends não é apenas o motivo pelo qual o jogo se tornou um fenômeno no Brasil, mas também é a razão pela qual a empresa trabalha para trazer alta qualidade, inovação e criatividade em todas as experiências que entrega a ela, do suporte ao jogador, à localização de conteúdos e campanhas locais, passando por campeonatos de e-sports, até os lançamentos de novos jogos e experiências, como animações e músicas. Estamos celebrando não 10 anos de League of Legends no Brasil, mas sim 10 anos de Brasil no LOL”, afirma o gerente geral da Riot Games no Brasil, Diego Martinez.
“Em todas as nossas ações, desde o desenvolvimento de jogos e transmissão de campeonatos de e-sports, até as muitas outras experiências que produzimos, o foco está sempre nos jogadores e fãs. O marco de 10 anos de League no Brasil é a ocasião perfeita para celebrá-los mais uma vez, desta vez com a comunidade brasileira, que é uma das mais apaixonadas que vemos – e é esse amor e dedicação que nos motiva e reforça o compromisso que temos com o League por muitos anos”, conta o CEO da Riot Games, Nicolo Laurent.
Grafites de LOL nas capitais brasileiras
Dentro das homenagens aos 10 anos de LOL no Brasil, a Riot Games decidiu ocupar as cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e Curitiba, com grafites em meio à arquitetura local para celebrar a trajetória do game no país. As obras têm assinatura de artistas parceiros e homenageiam os personagens mais utilizados pelos jogadores nas respectivas cidades, além de referências à região e à sua comunidade de players. As obras também trazem os Summoner names (uma espécie de nickname no jogo) de alguns jogadores que estão ativos no servidor desde 2012, bem como suas conquistas e personagens com os quais mais jogaram.
Na capital paulista, o local escolhido para o mural foi o cruzamento da Avenida 23 de Maio com a Avenida Brigadeiro Luís Antônio, um dos mais famosos e tradicionais de São Paulo. O desenho, feito pelo artista Bruno Mota, que é reconhecido na cena paulista de grafite e ilustração, com forte influência da estética urbana e da cultura pop e oriental, traz referências aos campeões Yasuo e Yone, os mais utilizados pelos jogadores de LOL em SP, além de prestigiar personagens como Tibers e Vi.
Para os cariocas, será possível contemplar a arte de Acme, no Largo da Prainha, movimentada região da zona sul da capital fluminense. O grafiteiro, Acme, é criador de obras em vários países e estados do Brasil, com participação em acervos permanentes como o do Museu Histórico Nacional, do Museu do Folclore e do Museu da Favela (RJ), do qual é sócio-fundador. Em Recife, o local escolhido foi o Bar Iraq, na Rua do Sossego, uma das mais conhecidas do bairro de Boa Vista. O local é famoso por hospedar um público alternativo da cena artística e cultural pernambucana, e recebe Chico Shiko, quadrinista brasileiro que atualmente mora em Florença, e tem como grandes trabalhos a adaptação de famosas graphic novels. A Praça do Redentor, um famoso ponto no bairro de Francisco, é o local escolhido de Curitiba para receber o mural da artista Marcella Calado, designer e ilustradora com grande inspiração no universo feminino.
Missões exclusivas
E claro que o personagem principal desta comemoração – a comunidade – não vai deixar de ser presenteada com conteúdo in-game. Além das homenagens mencionadas, os jogadores brasileiros terão três missões exclusivas no jogo, que ao serem concluídas, entregarão recompensas como ícones e emotes, gratuitos no Brasil. “Estes itens exclusivos foram inspirados em momentos marcantes desta década de League of Legends no país, traduzidos na forma de memes e expressões viralizadas pelos fãs – isto é mais uma forma de enaltecer a importância do engajamento e envolvimento da comunidade para o LOL ser o que é”, explica Diego.
As missões já estão no League of Legends no Brasil e ficam até o dia 21 de setembro e em seguida, os itens e emotes estarão disponíveis para venda em outros servidores ao redor do mundo.
Imagens: Divulgação.