O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) apresenta, no seu canal na plataforma digital Kwai, app de criação e compartilhamento de vídeos curtos, uma série de vídeos sobre o código-fonte da urna eletrônica, ressaltando a transparência, a integridade e a segurança do sistema eletrônico de votação. A série é composta por cinco vídeos.
O primeiro vídeo esclarece o que é o código-fonte da urna. Pela publicação, é possível entender que todo o sistema desenvolvido pelo TSE serve única e exclusivamente à urna eletrônica.
Os vídeos seguintes explicam qual instituição elabora o código-fonte e como é feita a sua fiscalização. Um dos materiais menciona, por exemplo, a norma do TSE que trata, entre outros, das instituições fiscalizadoras legitimadas pelo Tribunal a acompanhar o desenvolvimento e a inspecionar o código um ano antes do primeiro turno das eleições.
O material fala também do Teste Público de Segurança (TPS) da Urna 2023, que será realizado de 27 de novembro a 1º de dezembro, em espaço reservado na sede do TSE, em Brasília. O Teste da Urna é voltado a especialistas com interesse em colaborar com a Justiça Eleitoral no aprimoramento dos sistemas eletrônicos utilizados nas eleições. O TPS busca fortalecer a democracia, a confiabilidade, a transparência e a segurança dos processos de captação e apuração dos votos, além de propiciar o aperfeiçoamento constante do processo eleitoral.
Imagem: Divulgação.