A Akamai Technologies, empresa de nuvem que impulsiona e protege a vida on-line, anuncia sua expansão na América Latina com o lançamento de um centro de computação em São Paulo, também conhecido como data center, ampliando sua presença global, que abrange mais de 4,1 mil pontos de presença (PoPs) de borda em 131 países. O novo data center permitirá que os clientes da América Latina acessem uma plataforma de nuvem distribuída que aproxima aplicativos e experiências dos usuários finais e combate ameaças.
Com esse desenvolvimento, a Akamai se posiciona como uma alternativa no mercado há muito dominado por provedores de hiperescala. Sua presença na região fará com que as empresas aproveitem os serviços de nuvem, especialmente aqueles relacionados à streaming, jogos e comércio eletrônico, que demandam baixa latência e alto desempenho. “Essa expansão territorial por meio de São Paulo é um aspecto fundamental da visão da Akamai para uma nuvem mais descentralizada, de baixa latência e globalmente escalável. Temos como objetivo otimizar continuamente nossos serviços como parte do Akamai Connected Cloud, uma plataforma de nuvem de borda que oferece segurança, entrega de conteúdo e computação em nuvem em uma solução integrada”, explica o diretor da Akamai para a América Latina, Claudio Baumann.
A empresa opera um scrubbing center em São Paulo e no Rio de Janeiro, sendo o centro de São Paulo o primeiro centro de proteção contra ataques cibernéticos da empresa na América Latina. Um scrubbing center é uma estação centralizada de limpeza de dados onde o tráfego da internet é analisado e o tráfego malicioso (ataques de negação de serviço, vulnerabilidade conhecidas e exploits) é removido. Esses centros desempenham um papel na defesa das empresas contra ataques cibernéticos e também na proteção contra perdas econômicas e de reputação. Ao todo, a Akamai tem centros de depuração em nuvem em 32 centros metropolitanos globais, incluindo o Brasil, oferecendo 20 TBs (terabytes por segundo) de capacidade de defesa dedicada, também conhecidos como Prolexic DDoS scrubbing centers.
“A inauguração do data center em São Paulo marca um avanço significativo na missão contínua da Akamai de fornecer soluções robustas de cibersegurança e alto desempenho não apenas na América Latina, mas em todo o mundo”, explica Baumann. “Com investimentos concretos, parcerias estratégicas e scrubbing centers em São Paulo e no Rio de Janeiro, pretendemos ser uma força motriz em cibersegurança e infraestrutura tecnológica no continente e no Brasil, beneficiando tanto as empresas quanto os usuários”, conclui o executivo.
Imagem: Divulgação.