Atualmente, diversas startups seguem o modelo de trabalho chamado anywhere office. Ele possibilita que o colaborador trabalhe em qualquer lugar do mundo, sem a necessidade de morar na mesma região. Nesse contexto, diversas empresas optaram por não ter mais escritórios físicos. Algumas delas, já até nasceram no modelo distribuído.
De maio de 2018 a abril de 2022, a busca pelo termo anywhere office cresceu em 9400% nos buscadores. Além disso, o termo “nômade digital” emplacou mais de 1,6 mil buscas no último mês (122.2% a mais do que em 2020), indicando que os brasileiros estão cada vez mais propensos a trocar o modelo tradicional de trabalho pela liberdade geográfica. As informações são de um levantamento feito pela Semrush – plataforma de gerenciamento de viabilidade on-line – com base no volume de buscas de palavras-chave no Brasil.
Confira algumas startups que adotam o modelo de trabalho distribuído e estão com vagas abertas.
Latitud
Fundada pelo trio de empreendedores Brian Requarth, Gina Gotthilf e Yuri Danilchenko, a Latitud é uma plataforma de empreendedorismo tecnológico que oferece infraestrutura de apoio à criação e escalabilidade para a próxima geração de startups de tecnologia da América Latina. Recentemente, a empresa recebeu um investimento seed latino-americano de R$ 53,6 milhões.
Parte desse valor será destinado à expansão da equipe, e por isso a empresa anuncia a abertura de 10 novas vagas nas áreas de Produto, Marketing e Operações. Sem escritório físico, a Latitud possui times ao redor do mundo todo, e busca contratar os melhores e mais diversos talentos que estejam em busca de construir o futuro do ecossistema de startups e tecnologia. Para conferir os detalhes de cada vaga disponível e se candidatar, basta acessar o link.
Sanar
A Sanar é a startup número um em educação e suporte aos profissionais da medicina e tem como missão democratizar o acesso ao conhecimento médico, da faculdade até a especialização. A empresa optou por seguir com o regime remoto, pensando no bem-estar dos seus colaboradores e atualmente conta com um time atuando de forma 100% remota, com funcionários em diversos cantos do país.
A startup está com vagas abertas para as áreas de dados, engenharia de software, financeiro, logística, operações e produtos nas áreas de UX e UI. Para saber mais sobre as vagas, basta acessar o link e seguir o passo a passo para a candidatura.
VU
Embora a VU, companhia referência em cibersegurança na América Latina, esteja com todas as vagas do Brasil preenchidas com talentos locais, a empresa dispõe de postos de trabalho que podem ser ocupados por pessoas em qualquer lugar do mundo. Com o anywhere office as possibilidades não se restringem às fronteiras geográficas. Por causa desse formato, um talento brasileiro foi descoberto e dá suporte a prospects/clientes da VU de qualquer lugar. A idtech conta com funcionários no Uruguai, Argentina, Colômbia, Espanha, Brasil, EUA e Singapura. Com ferramentas ágeis, métricas e inteligência de dados no dia-a-dia, foram criadas metodologias para que cada funcionário esteja engajado na cultura e desafios da empresa.
Em plena expansão, a VU continua demandando pessoas qualificadas como desenvolvedores, quality assurance, project managers, pre-sales e sales, entre outros. Neste link, é possível visualizar as vagas disponíveis na empresa atualmente.
Juntos Somos Mais
A Juntos Somos Mais, criadora de um ecossistema do varejo da construção civil, se reinventou durante a pandemia. Com pouco menos de 100 colaboradores em março de 2020, em um modelo 100% presencial, a empresa se deparou com um quadro de mais de 500 pessoas trabalhando de forma remota 18 meses depois. Dessa forma, surgiu a missão de estruturar um novo modelo de trabalho, a partir de pesquisas de aprofundamento e estudo extenso com todos os funcionários da empresa.
Com a decisão tomada, a Juntos Somos Mais segue o modelo de livre escolha, isto é, cada um dos líderes das áreas têm total liberdade para definir o modelo de trabalho de sua área conforme necessidade e cascatear essa decisão a seus times. Atualmente, estão abertas 77 vagas na área de tecnologia, 100% remotas, na estrutura da startup. As posições variam principalmente entre pessoas desenvolvedoras de back-end, com foco nas linguagens .NET Core e Python, user experience researchers, engenheiros de dados. Os interessados podem se candidatar via LinkedIn da Juntos Somos Mais.
Pipo Saúde
A Pipo Saúde, empresa de tecnologia que transforma a maneira como as companhias contratam e gerem plano de saúde, está com 20 vagas abertas nas áreas de Tecnologia e Produto. A empresa tem como um de seus diferenciais o modelo de trabalho 100% remoto. Os candidatos podem se inscrever para posições como: Pessoa Engenheira de Software Pleno e Sênior, Tech Lead, Engineer Manager, Head de Dados, Especialista em Segurança da Informação, entre outras. O descritivo completo das vagas e o formulário de inscrição estão disponíveis no site da companhia.
Foto: Divulgação.