Em comemoração ao seu 135º aniversário, a Avon lança o Memória Avon, site que retrata a jornada da empresa desde sua fundação, em 1886, até hoje, quando passa por um intenso processo de transformação e se consolida como marca digital, inovadora, ativista e diversa.
A plataforma reúne conteúdos históricos sobre a empresa no mundo e em suas mais de seis décadas no Brasil, onde tem sua maior operação e mercado. A viagem no tempo inclui projetos inovadores, produtos icônicos, campanhas publicitárias marcantes e causas sociais apoiadas. Além disso, traz entrevistas com colaboradores, representantes e empresárias da beleza e personalidades que fazem parte da história da empresa e que compartilharam seus momentos e experiências sobre como a Avon impactou suas vidas. Alguns exemplos são a maquiadora Juliette, a jogadora Marta, o fundador do Instituto Avon Lirio Cripiani e Bruniely Lemos, mulher trans e Empresária da Beleza Avon. O projeto está disponível no próprio site da marca: avon.com.br/memoria
A plataforma Memória Avon foi elaborada em formato circular que conecta passado, presente e visão do futuro, destacando os três principais pilares da companhia e que permeiam a história da marca: Pioneirismo e Inovação; Empoderamento e Empreendedorismo Femininos; e Democratização de Beleza. O objetivo é que o espaço seja um acervo histórico “vivo”, continuamente atualizado e focado em marcos e memórias de pessoas conectadas à Avon, funcionando como fonte de informação oficial e primária por meio de textos, fotos, vídeos, infográficos e depoimentos.
A iniciativa também faz parte do novo posicionamento “Olha de Novo”, que convida as pessoas a olharem para a Avon sob uma nova perspectiva, mostrando que sua história a consolida como empresa que vem acompanhando a trajetória das mulheres, evoluindo e se transformando assim como elas. O novo momento busca apresentar uma marca que sempre foi inovadora e disruptiva para os padrões vigentes em cada época. Seu modelo de negócio baseado nas vendas por relacionamento não apenas foi revolucionário por atravessar fronteiras e gerações ao longo dos anos, mas também por ter ajudado a promover autonomia e liberdade de escolha para mulheres ao oferecer uma fonte de renda em um período em que elas não tinham oportunidade de trabalho.
Acessando a plataforma, é possível conhecer a história de Persis Foster Eames Albee, que iniciou sua trajetória na Avon em 1886, quando a marca foi fundada por David McConnell, nos Estados Unidos. Mrs. Albee, como é conhecida, foi a primeira Representante da marca e ajudou no desenvolvimento do modelo de venda por relacionamento, em uma época em que praticamente não havia oportunidades de trabalho para mulheres – elas estavam a 34 anos de conquistar o direito ao voto.