Para reforçar ainda mais seu compromisso com os fãs brasileiros, a Nintendo confirma sua participação na edição de 2023 do Best International Games Festival, o BIG Festival. O festival de jogos, criação, negócios e networking da América Latina será realizado entre os dias 28 de junho (quarta-feira) e 2 de julho (domingo) no São Paulo Expo Exhibition & Convention Center, na capital paulista.
Quem for ao estande da companhia poderá jogar alguns dos seus títulos para a linha de consoles Nintendo Switch, incluindo The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom – que estará disponível pela primeira vez em um evento público no país – e jogos do Mario, como Mario Kart 8 Deluxe e as pistas adicionais do DLC Mario Kart 8 Deluxe – Booster Course Pass, Mario Strikers: Battle League e mais.
EPIC GAMES
A Epic Games Brasil também marca presença no evento com palestras e experiências que vão levar os jogadores para o universo Unreal Engine e Unreal Editor para Fortnite (UEFN). Os visitantes terão a oportunidade de conhecer e jogar games desenvolvidos com a ferramenta Unreal Engine e participar de experiências feitas para o Fornite. O estande da Epic Games Brasil também permitirá aos jogadores trocar informações com os criadores e desenvolvedores, como Surprise, Hero Base, entre outros.
Apresentado na Game Developers Conference (GDC) no início deste ano, a UEFN é uma versão do Unreal Editor que permite criar e publicar experiências diretamente no Fortnite. Com os recursos do Unreal Engine 5 ao alcance, criadores e desenvolvedores têm um mundo inteiro de novas opções criativas para produzir jogos e experiências que podem ser desfrutadas por milhões de jogadores do Fortnite.
De olho nos negócios
A Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Games (Abragames) confirma sua participação no BIG Festival 2023 e revela detalhes do que o público poderá encontrar. Em 28 de junho, primeiro dia de evento, a Associação vai reunir representantes de governos federal, estaduais e municipais para discutir políticas públicas para o setor de games, em um encontro privado, que abordará diversos temas de interesse da indústria.
Já entre 29 de junho a 2 de julho, no São Paulo Expo, em São Paulo, os estúdios brasileiros de desenvolvimento de games poderão preencher o formulário para participar da 2ª Pesquisa Nacional da Indústria de Games, que fará um mapeamento do Brasil como hub de desenvolvimento e celeiro de talentos da indústria dos jogos eletrônicos. A pesquisa vem sendo realizada pela Abragames em parceria com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos) e contará com um levantamento dos estúdios nacionais, informações sobre participações brasileiras em eventos internacionais, tecnologias utilizadas, diversidade, capacidade de produção, fontes de receita e expectativas para o setor.
Além disso, a Abragames terá, pela primeira vez, um estande na área B2C do BIG Festival. O espaço de 40 m² contará com seis lançamentos de estúdios associados para o público conhecer e jogar à vontade. Outra novidade do estande será a área BIG Empregos, uma iniciativa da Abragames com o BIG Festival que vai conectar as empresas a diversos profissionais do mercado de games durante o evento. Os estúdios brasileiros que tiverem comprado pelo menos um ingresso Business do BIG Festival poderão concorrer, sem custo adicional, a duas horas seguidas de participação no local para apresentar seus projetos e receber portfólios de profissionais interessados em trabalhar em suas empresas.
Ao longo do evento, a Abragames ainda comandará três painéis sobre assuntos relacionados à indústria nacional de games. Os conteúdos serão liderados por Rodrigo Terra, presidente da Associação e CTE da ARVORE; Carolina Caravana, vice-presidente da Associação e produtora da AIYRA; Eliana Russi, diretora internacional da Associação e diretora operacional do Brazil Games – Projeto Setorial da Abragames com a ApexBrasil –, e Marcos Cardoso, game advisor da Abragames e responsável pela produção da pesquisa em 2023.
Em parceria com o BIG Festival, a Abragames ainda promoverá no evento o Pitch@BIG, uma competição oficial de pitch de games que terá Jason Della Rocca como mentor. Cofundador e consultor de negócios e financiamento para games da incubadora canadense Execution Lab e organizador da GDC Pitch, o executivo ajudará cinco estúdios latino-americanos a apresentarem seus projetos para um júri formado por especialistas da indústria, mirando oportunidades de apoio de investidores. O vencedor da dinâmica receberá ainda o prêmio de melhor projeto e dois ingressos business com acesso ao VIP Mixer na edição de 2024 do BIG Festival.
Serviço BIG Festival:
Data: 28 de junho a 2 de julho de 2023
Horário: 10h às 20h
Local: São Paulo Expo
Endereço: Km. 1,5, Rod. dos Imigrantes – Vila Água Funda – São Paulo, SP
Valor dos ingressos: A partir de R$ 20
Imagem: Divulgação.