A poucos dias da estreia do Brasil na Copa do Mundo da FIFA no Catar, dia 24 de novembro, véspera da Black Friday deste ano, as buscas por TVs de todos os tipos e tamanhos registraram, na terceira semana de novembro, 96% de crescimento quando comparado à semana anterior. O produto, que na semana passada estava na sexta posição entre os mais buscados, agora ocupa a segunda posição, atrás apenas dos celulares, campeões absolutos nas buscas dos consumidores para a Black Friday. Outro item que registrou expressivo aumento nas buscas foi o de camisas de times de futebol (61%), provavelmente impulsionado pela Copa do Mundo. Os dados são do Radar Simplex, edição especial Black Friday, levantamento que monitora semanalmente as buscas realizadas por consumidores nos maiores e-commerces com operação no Brasil.
Outros produtos que registraram expressivo crescimento nas buscas foram micro-ondas (166%) e roupas (151%). No caso de celulares e smartphones, apesar da estabilidade nas buscas, merece registro o fato de que a procura pelos diversos modelos de Iphone representam quase 40% do total. Outros eletroeletrônicos, como geladeiras, air fryers e consoles de vídeo games mantiveram índices de buscas semelhantes aos da semana anterior.
“É interessante observar que, conforme se aproxima o início da Copa, cresce o interesse do consumidor por TVs e outros itens relacionados ao futebol. Acreditamos que isso vai se manter até a Black Friday”, diz o CEO e sócio-fundador da Simplex, João Lee. Apesar do crescimento nas buscas por TVs, Lee considera que elas não devem superar quantitativamente as buscas por celulares, que historicamente são as grandes estrelas da Black Friday. “Este ano temos aparelhos de tela (celulares, TVs e notebooks) nas três primeiras colocações no interesse do consumidor. Não vai ser por falta de opções de tela que o torcedor deixará de acompanhar o Brasil na copa”, brinca.
Lee considera ainda que a permanência dos itens de decoração entre os dez mais buscados nas três primeiras semanas de novembro se justifica, em grande parte, pela manutenção do home-office pós pandemia de Covid-19. “O home-office veio para ficar, portanto é natural que as pessoas se preocupem em tornar o ambiente doméstico mais agradável e acolhedor”, acredita.
O CEO da Simplex também frisa que outros itens que se destacaram no começo do mês, ainda que não estejam na lista dos dez mais buscados, seguem mantendo o interesse do consumidor, como aparelhos de ar-condicionado, sofás, livros, e-readers (Kindle), malas de viagem, entre outros.
O Radar Simplex também monitorou as buscas pela expressão “Black Friday”, que registrou crescimento de 330% na terceira semana de novembro em relação à semana anterior. “Desde o início de outubro já estamos registrando consultas pelo termo ‘Black Friday’, que vem crescendo a cada semana. Para os próximos dias, a tendência é de que as buscas pelo termo aumentem ainda mais”, finaliza.
Relação comparativa com os dez itens mais buscados nas três primeiras semanas de novembro pelos consumidores.
3ª semana
1. Celulares
2. TVs
3. Notebooks
4. Geladeiras
5. Tênis (calçado)
6. Air Fryers
7. Consoles de videogames
8. Decorações
9. Micro-ondas
10. Roupas
2ª semana
1. Celulares
2. Notebooks
3. Geladeiras
4. Tênis (calçado)
5. Air Fryers
6. TVs
7. Decorações
8. Ar-condicionado
9. Consoles de videogames
10. Fraldas
1ª semana
1. Celulares
2. Notebooks
3. Geladeiras
4. Air Fryers
5. Tênis (calçado)
6. TVs
7. Decorações
8. Sofás
9. Máquinas de lavar roupa
10. Livros
Fonte: Radar Simplex.
Foto: Divulgação.