A seguir, confira a lista com as tendências monitoradas pela Cybersource:
- Influenciadores compartilham os dados de seu cartão de crédito intencionalmente para ganhar seguidores. Essa prática gera problemas nas plataformas dos estabelecimentos comerciais, que podem receber milhares de autorizações com falha, em questão de segundos. Ainda que não sejam tecnicamente ilegais, essas promoções de grandes influenciadores têm gerado tarifas de autorização excessivas, roubo de identidade, falsos positivos e quedas dos sites devido ao aumento de tráfego.
- Custos da inflação levam o consumidor a mercados desconhecidos e não confiáveis. O aumento do custo de vida está levando o consumidor a sites não confiáveis, em busca de preços mais competitivos. O número de sites e estabelecimentos comerciais falsos nas mídias sociais e de atividades fraudulentas nesses mercados tem disparado.
- Recessões econômicas implicam em aumento das atividades fraudulentas. Os fraudadores são inerentemente oportunistas e têm aproveitado conjunturas políticas adversas para lançar uma nova onda de ataques fraudulentos. Além disso, o custo de vida pode fazer com que os consumidores se sintam tentados a cometer as chamadas “fraudes amigáveis”, quando falsamente alegam não ter recebido um bem ou serviço que adquiriram a fim de receberem um estorno ou crédito.
- Inteligências Artificiais (IA) de código aberto são tecnologias inovadoras, mas ainda estão em evolução e podem apresentar riscos para as empresas. Futuramente, um software de IA de código aberto poderia ser usado por golpistas para criar e-mail de phishing; imitar chatbots de sites legítimos para solicitar informações; gerar e clonar vozes; criar imagens para usar em identidades sintéticas; criar malware ou ransomware para comprometer sites de estabelecimentos comerciais; ou gerar scripts de mercados da dark web.
- O uso desvirtuado de tecnologias de realidade virtual trazem novas ameaças de risco, já que a maioria das plataformas são descentralizadas, não regulamentadas e requerem pouquíssima verificação para o registro de novos clientes, o que naturalmente atrai fraudadores. Um consumidor pode vir a perder toda sua identidade on-line e todos os seus ativos digitais de uma só vez.
- Com a recuperação das companhias aéreas e crescimento no setor de turismo, os fraudadores devem retornar com força total. Fraude amigável em voos cancelados após a interrupção; fraude de fidelidade usando contas inativas não utilizadas desde a pandemia; reclamações falsas para obter reembolsos; reservas fictícias para testar as credenciais; são alguns tipos de fraudes previstas para este setor.
“Fraudadores, no final das contas, são profundos conhecedores do comportamento humano e de tecnologia, sempre observando as tendências sociais e as novas ferramentas que surgem no mercado para criar modalidades disruptivas de golpe. Nosso trabalho na Cybersource é manter nossas soluções sempre atualizadas, desenvolvendo ferramentas anti-fraudes eficazes no menor tempo possível, contribuindo para um ecossistema de pagamentos cada vez mais seguro e inovador”, declara o diretor executivo da Cybersource, Gustavo Carvalho.
A Cybersource traz algumas recomendações para auxiliar empresas a evitar golpes e a melhor proteger suas informações:
- Crie alertas para picos no volume de pagamentos realizados com o mesmo número de cartão de crédito.
- Use a ferramenta de remoção de conteúdo para bloquear temporariamente páginas suspeitas dos resultados de pesquisa no buscador.
- Faça verificações completas de KYB (Know Your Business, sigla em inglês para “conheça seu negócio”) antes de contratar um novo fornecedor.
- Torne suas políticas de pagamento e devolução o mais transparente possível para os clientes.
- Use a Análise de Comportamento de Identidade para sinalizar clientes associados a disputas.
- Acompanhe o desenvolvimento da tecnologia de IA aberta para avaliar as oportunidades e ameaças que o software representa para o seu negócio, interna e externamente.
- Defina uma estratégia de negócio para realidades virtuais levando em consideração todas as possibilidades de risco.
- Para as companhias aéreas, sempre mantenha a monitoração dos números de fraudes amigáveis devido à interrupção das viagens, do uso de resgate de vouchers, dos pontos de fidelidade visados por fraudadores, e também de agências de viagens falsas. Além disso, estabeleça uma boa estratégia de longo prazo para reservas de última hora.
Imagem: Divulgação.