A Dell Technologies apresenta um amplo portfólio de computadores, estações de trabalho, serviços e periféricos com Inteligência Artificial. As novidades foram projetadas para elevar a produtividade de empresas e funcionários rumo à era da IA. “Qualquer empresa que queira permanecer competitiva terá que implementar a inteligência artificial de alguma forma, e os PCs com IA serão fundamentais para isso”, diz o presidente do Grupo de Soluções para Clientes da Dell Technologies, Sam Burd,. “Com esse cenário, a Dell começa a disponibilizar uma ampla gama de PCs com IA em seu portfólio corporativo, capacitando os clientes a se prepararem para o futuro da IA desde já”, completa o executivo.
Segundo projeções da consultoria IDC, o mercado de PCs com IA (equipados com uma unidade de processamento neural – NPU, em inglês) vai crescer de 50 milhões de unidades em 2024 para mais de 167 milhões em 2027, representando um volume de quase 60% dos embarques globais. A NPU adiciona um recurso de aceleração de IA dedicado que pode realizar tarefas específicas, liberando a CPU e a GPU para fazer outras coisas. Isso cria uma experiência mais responsiva e melhora o desempenho, a segurança, a autonomia da bateria e a produtividade.
Com esse conceito, a Dell apresenta uma nova linha de laptops Latitude e workstations Precision, com computadores desde o nível básico até o ultra-premium, e opções de
workstations, equipados com processadores Intel Core Ultra com Intel vPro.
Entre os recursos que evoluem com a inteligência artificial está a colaboração mais efetiva. Por exemplo, os lançamentos passam a contar com IA embarcada para recursos de videoconferências, resultando em enquadramento automático, desfoque de fundo e rastreamento ocular. Esses recursos, quando direcionados ao processamento da NPU consomem até 38% menos energia em uma reunião no Zoom3. Com o Microsoft Teams4 sendo processado com o auxílio da NPU, o usuário pode ganhar 23 minutos a mais de autonomia de bateria durante uma reunião de três horas.
A criação de conteúdo é outra área que entrega evolução com a IA. Por meio da distribuição do processamento de IA entre entre CPU, GPU e NPU5 é possível que os usuários criem imagens a partir de inteligência artificial generativa até cinco vezes mais rápido do que antes com o Stable Diffusion.
Os avanços trazidos pela IA também contemplam a segurança em um ambiente de trabalho híbrido. Nesse sentido, cada vez mais desenvolvedores de software continuarão a criar aplicativos para PC com IA. A Dell, por exemplo, está trabalhando com a Intel e a CrowdStrike para transferir funções de segurança para o dispositivo por meio da NPU. Isso fornece detecção de ameaças mais abrangente, ajudando a detectar rapidamente sites maliciosos e vulnerabilidades de segurança com latência reduzida em comparação com
soluções baseadas em nuvem.
Já no que diz respeito à produtividade, os equipamentos foram projetados com o Copilot no Windows 11. Essa integração oferece uma tecla Copilot dedicada, permitindo que os usuários executem tarefas com mais facilidade e rapidez, com apenas um toque de botão.
Conheça os principais lançamentos:
Latitude 7350 Detachable
• O novo portfólio Latitude da Dell inclui o Latitude 7350 Detachable, o notebook comercial da categoria mais colaborativo do mercado, dando aos profissionais a liberdade de trabalhar em ambientes fixos ou em movimento como um tablet ou laptop. Ele possui câmera HDR de 8MP, oferecendo uma imagem de alta qualidade mesmo em condições ruins de iluminação. O novo portfólio Latitude apresenta ainda atualizações nas séries 5000, 7000 e 9000, incluindo os Latitude 7350/7450 Ultralights, os notebooks comerciais premium de 13,3” e 14”.
Precision
• As novas estações de trabalho Precision móveis e fixas atendem às necessidades de alto desempenho de diversos tipos de usuários. A família Precision executa cargas de trabalho complexas de IA de forma segura e econômica. Os novos modelos possuem GPUs NVIDIA RTX 500 e 1000 Ada Generation Laptop, oferecendo recursos de IA e confiabilidade corporativa para trabalhar de qualquer lugar. Já o Precision 3280 Compact Form Factor (CFF) é um novo fator de forma de economia de espaço criado para desenvolvimento de IA leve e aplicativos criativos.
Premier Wireless ANC Headset
• O portfólio de fones de ouvido inteligentes da Dell passou a incluir mais cinco modelos no começo deste ano, entre eles o mais novo, Dell Premier Wireless ANC Headset (WL7024). O equipamento possui microfones com cancelamento de ruído baseados em IA que distinguem os sinais de fala humana dos ruídos de fundo, ajustando o nível de cancelamento de ruído com base no ambiente do usuário. O sensor executa de forma inteligente tarefas como silenciar/desativar o som, pausar/reproduzir, desde que qualquer fone de ouvido seja levantado, enquanto os controles de toque intuitivos personalizam a experiência de áudio.
Serviços automatizados por IA
Os novos recursos de auto recuperação da Dell por meio do ProSupport Suite para PCs ajudam os usuários a maximizar o tempo de atividade do PC e a melhorar a produtividade de acordo com sua rotina de uso. Os clientes que se conectam à tecnologia SupportAssist da Dell podem aproveitar a telemetria e a IA para corrigir problemas do PC sem intervenção humana. O programa pode ativar ferramentas criadas pela Dell para corrigir automaticamente erros de tela azul, problemas térmicos e muito mais em toda a linha.
A nova oferta inclui também um serviço para que as empresas mantenham as atualizações de seus computadores dentro do prazo e do orçamento com os novos serviços gerenciados da Dell.
Disponibilidade no Brasil
• O Latitude 7350 Detachable – disponível no 2º trimestre;
• O Precision 3280 CFF (Compact Form Factor) – disponível em 12 de março;
• As estações de trabalho móveis de Precison – disponível em 12 de março;
• O Dell Premier Wireless ANC Headset (WL7024) – disponível em 14 de abril;
• O ProSupport Suite para PCs com recursos de autorrecuperação – disponível em abril;
• Os Serviços de Experiência Digital do Funcionário para GenAI – já disponível;
Fotos: Divulgação.