Segundo pesquisa desenvolvida pela AbPod – Associação Brasileira de Podcasters, 34,6 milhões de pessoas já consomem alguma informação na podosfera. A facilidade para ouvir conteúdos de qualidade, em qualquer lugar e momento do dia, fez com que os podcasts ganhassem notoriedade, inclusive entre os executivos e empreendedores, que muitas vezes buscam conteúdos que podem auxiliar na construção de um novo produto ou serviço, colaborar para tomadas de decisões ou inspirar no dia a dia dos seus negócios. Atualmente são centenas de programas sobre variados temas e abaixo listamos alguns que têm chamado a atenção dos empreendedores brasileiros.
Do Zero ao Topo – Com histórias da vida pessoal e profissional dos empreendedores que estão por trás das maiores empresas do Brasil, o podcast é a escolha de Guilherme Mauri, CEO da Minha Quitandinha, rede de minimercado autônomo; Eliézer Pimentel, CKO da Quero 2 Pay, fintech de meios de pagamentos por máquinas de cartão; e Evandro Chicoria, co-fundador da Take, startup que oferece uma geladeira de cerveja inteligente instalada em condomínios. A razão desta preferência tem a ver com o conteúdo e o quanto é inspiracional, já que mostra que pessoas normais que se dedicam e mantêm a disciplina conseguem criar empresas incríveis mesmo que se for totalmente do zero.
Os Sócios Podcast – Apresentado pelo casal Bruno e Malu Perini, aborda temas ligados ao mundo dos negócios, empreendedorismo, desenvolvimento pessoal e finanças com muita leveza, além de alimentar debates sobre esses assuntos com convidados especiais. “Empreender no Brasil não é fácil, mas ouvir a experiência de outras pessoas traz insights valiosos para persistir neste caminho”, conta Myrko Micali, fundador e CEO do Alfred Delivery, plataforma de entregas last mile.
Exponential Wisdom – É a dica de Raul Matos, fundador da rede Biscoitê, primeira boutique de biscoitos do Brasil. Em inglês e comandado por Peter Diamandis, traz conversas inspiradoras a respeito de tecnologias e o impacto da hiperconectividade na inovação: “Ele me inspira a pensar de forma exponencial, seja para os negócios, saúde ou vida pessoal. Todos os episódios são muito bons e valem para qualquer empreendedor”, explica.
PrimoCast – Comandado por Thiago Nigro, traz semanalmente conteúdos sobre investimentos, finanças pessoais, dicas de livros e autoperformance. Para Rafael Ramos, sócio-fundador e diretor de marketing da Casa de Bolos, maior rede de franquias do segmento de bolos caseiros, e Rodolfo Calvo, CPO da Doggi, a primeira rede de franquias do Brasil especializada em banho e tosa por aplicativo, a discussão de ideias, projetos e possibilidades de negócios que possam ter sinergia com o setor são as características que o programa ser atraente.
The Rich Roll Podcast – Comandado pelo atleta e autor de Best-Sellers Rich Roll, o podcast fala um pouco sobre o desenvolvimento pessoal a partir do incentivo a estímulos ligados à saúde, educação e bem-estar. Para Wanderson Leite, CEO da Prospecta Obras, o conteúdo ajuda a exercitar a mente, principalmente em assuntos que não dominamos completamente.
Man In The Arena – O videocast sobre empreendedorismo e cultura digital é a indicação de Gabriel Concon, CEO da Pizza Prime, rede de franquias de pizzarias 100% nacional. “O conteúdo me deu insights muito importantes como: todos da empresa precisam estar engajados e envolvidos com o resultado (performance e resultado); sempre é possível reposicionar e fazer diferente; e ter atenção com o alinhamento entre os colaboradores e os objetivos da sua empresa”, explica.
Café Empreendedor – Para Camila Miglhorini, CEO e fundadora do Mr. Fit, primeira rede de fast-food saudável do Brasil, o bate-papo sobre gestão e negócios reúne temas importantes, além de trazer opiniões e visões de diferentes profissionais. Entre os preferidos da executiva, está o episódio ‘10 lições sobre liderança’. “Quem empreende sabe que liderança é um assunto complexo, porém fundamental”, declara.
Empresa Autogerenciável – Para Hilston Guerim, sócio e diretor da rede Mais1 Café, o podcast apresentado por Marcelo Germano é a dica de ouro. De acordo com o executivo, os episódios trazem reflexões sobre estratégias. “Todo o conteúdo é atrelado ao gestor do negócio, alimentando informações de como se desenvolver para entregar mais para seu time a ponto de cada indivíduo e/ou processo se tornem independentes, porém envolvidos com os resultados”, comenta.
ResumoCast – Para o CEO da CleanNew, rede especializada em higienização e blindagem de estofados, Fritz Paixão, a dica é o podcast que faz resumos sobre livros de negócios e empreendedorismo. “É a melhor forma de você ter insights sobre eles, sem necessariamente lê-los por completo”, explica.
Jota Jota Podcast – Para o CEO da PremiaPão, rede de publicidade em sacos de pão, Raphael Mattos, o programa traz conversas sobre diversos assuntos relacionados a alta performance e tem como cenário situações do dia a dia. “Eu gosto de conhecer as histórias de pessoas que mudaram de vida através do negócio que criaram. Esse tipo de conteúdo me inspira e me dá a motivação diária que precisamos para evoluir e aprender cada vez mais”, explica.
TED Business – Por sua vez, Angelo Max Donaton, CEO da Lavô, concilia os episódios do programa entre uma reunião e outra. “Eles trazem sempre temas diferentes sobre o mundo dos negócios, mas com abordagens inovadoras e um foco interessante no bem-estar e na saúde mentall. Este olhar humanizado é bastante inspirador”, indica.
ROI Hunters – O conteúdo sobre gestão, marketing, business, growth e vendas é a sugestão de Eduardo Tafa, CEO da rede de higienização de blindagem de estofados, Sofá Novo de Novo. “A indicação é para empreendedores que buscam ensinamentos de estratégias com fácil aplicação e que geram resultados. Os episódios me inspiram a ser um empresário, líder, gestor e vendedor melhor”, relata.
Foto: Divulgação.