Há tempos os smartphones têm sido uma parte fundamental para o mercado de e-commerce na América Latina. O número de consumidores da região que usam smartphones excede o número daqueles que têm contas bancárias. O resultado é um mercado de e-commerce dinâmico e altamente centrado em dispositivos móveis. Em 2021, no Brasil, 52% (Anteriormente 47% em 2020) de todos os consumidores – uma estimativa de 33 milhões de pessoas – utilizaram smartphones pelo menos uma vez em suas últimas compras. Isto é, pesquisar produtos on-line, comprar um produto em uma loja digital, seguir uma encomenda de e-commerce via aplicativo e pagar pela carteira digital. É o que aponta o estudo The 2022 Global Digital Shopping Playbook, elaborado pela Cybersource, solução da Visa especializada em gerenciamento de pagamentos digitais, em colaboração com a PYMNTS.com.
A tendência de utilização de smartphones ao longo do processo de compra está se fortalecendo com o tempo. O estudo revelou que os consumidores brasileiros usam seus smartphones mais do que qualquer outro país, ficando abaixo apenas dos Emirados Árabes Unidos. Esta análise também demonstrou que 24% desses consumidores usaram seus aparelhos para comparar preços em tempo real e 23% usaram para procurar cupons e descontos válidos. No total, estima-se que 20 milhões de consumidores no Brasil usaram seus smartphones na última vez que fizeram compras presenciais.
“Os consumidores brasileiros demonstram ser alguns dos compradores mais ‘mobile-cêntricos’ do mundo. Proporcionar experiências de compra integradas, virtuais e presenciais é mais do que um diferencial competitivo no nosso país; é fundamental para a realização de negócios. Assim, os comerciantes brasileiros estão inovando para proporcionar uma experiência fluida e segura para o consumidor”, afirma o head da Cybersource no Brasil, Gustavo Carvalho.
Em relação à entrega dos produtos, a pesquisa aponta que 75% dos consumidores brasileiros preferem ter suas compras on-line enviadas diretamente para suas casas. Superando países como Estados Unidos, Austrália e México. Enquanto 17% preferem se deslocar até a loja para buscar o item comprado virtualmente. O estudo também indica que a propensão dos consumidores brasileiros a comprar itens adicionais em suas viagens às lojas é muito menor do que a média entre os países como Emirados Árabes Unidos, Estados Unidos e Austrália.
Além disso, no Brasil, apenas 27% dos consumidores indicaram que compram produtos adicionais quando vão à loja buscar um produto comprado via e-commerce. O estudo indica que 58% e 65% dos comerciantes brasileiros permitiram que os compradores do e-Commerce recebessem seus pedidos de um funcionário ou de um quiosque na loja, respectivamente.
Dentre os países estudados, é apontado que os comerciantes brasileiros oferecem algumas das experiências de compras mais fluidas do mundo, e a qualidade dessas experiências vem melhorando ao longo do tempo. No índice, o Brasil obteve uma pontuação média de 100,1 em 2021, representando um aumento de 3% em relação ao ano anterior. Isto não só indica que os comerciantes brasileiros vêm adotando mais recursos para compras digitais e entre canais, mas também que essas ofertas ultrapassam aquelas vistas em quase todos os outros países.
Ainda de acordo com o estudo, a utilização de smartphones pelos consumidores brasileiros enquanto fazem suas compras aumentou 11% entre 2020 e 2021. Já pelo ponto de vista varejista, o levantamento analisou que cerca de 20% dos comerciantes brasileiros fornecem aos compradores uma visão em tempo real da disponibilidade dos produtos na loja.
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