Cerca de 72% dos consumidores da América Latina da Geração Z (entre 15 e 25 anos) consideram games o “melhor tipo de entretenimento”, à frente até mesmo de mídias sociais e serviços de streaming. E eles não estão sozinhos: igualmente, um número crescente de pessoas, de todas as gerações, na região, aderiram ao ‘gaming casual’. Com esse cenário, pode-se dizer que houve uma ‘explosão’ dessa tendência, que desbancou outras mídias, como streamings e televisão. “Esse boom recente no gaming casual entre latino-americanos tem acabado com qualquer ideia preconceituosa de que games são parte de um mercado nichado, isso se comparado às mídias populares, como filmes e televisão”, comenta o diretor da Yandex Games, Harrison K. Santos.
Para o executivo, “os números falam por si. Considere o caso do ‘gaming casual’, em que 24 milhões de jogadores pelo mundo engajam em plataformas on-line, como a Yandex Games, gastando em média 40 minutos diariamente”. Essa tendência ocorre de maneira idêntica na America Latina, onde o gaming mobile é tão popular quanto no resto do mundo. Atualmente, o Brasil e o México são mercados de videogames líderes na região, ranqueando em 13º e 12º, globalmente.
Os brasileiros gastam, em média, 5.4 horas nos seus dispositivos móveis, sendo 40 minutos (8.6% do tempo total de tela) dedicados a jogar, enquanto que os mexicanos gastam em média 4.8 horas nos seus aparelhos e alocam 30 minutos (7.8% do tempo total de tela) para jogar.
Receita bilionária
Santos chama a atenção para a receita de mercado e para outros dados quantitativos e qualitativos ao argumentar que na América Latina, especialmente, videogames são a escolha de entretenimento da maioria da população. Por exemplo, 66% dos latino-americanos afirmam que curtem jogar diariamente; enquanto que cerca de 44% jogam por pelo menos uma hora todos os dias. “Não somente os videogames estão despertando a atenção das pessoas de forma cada vez maior, mas também estão conquistando mais parcelas de mercado”, completa o executivo.
Para se ter ideia do tamanho desse mercado, a indústria de games no México gerou receita de mais de 41 bilhões de pesos em 2022, tornando-se um dos 10 mercados mais importantes do mundo. Da mesma forma, o Brasil possui números ainda mais animadores, tanto em número de jogadores mobile quanto em receita. Em 2021, mais de 88 milhões de jogadores movimentaram mais de US$ 1 bilhão, com a previsão de chegar a 116,5 milhões gamers em 2026.
”Nosso tempo livre se tornou fragmentado, conforme vamos aproveitando pequenos intervalos de descanso no ônibus, enquanto esperamos pelo e-mail de um colega ou entre um dos nossos vários trabalhos. Dessa forma, fica claro para um número cada vez maior de pessoas que a maneira de aproveitar esses instantes é transformá-los em ‘momentos que contam’”, afirma Santos.
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