Google e YouTube anunciam a criação de um Fundo Global de Checagem de Fatos por meio de uma doação de US$ 13,2 milhões à Rede Internacional de Checagem de Fatos (International Fact-Checking Network), da Poynter Institute. O fundo vai dar apoio a uma rede de 135 organizações, distribuídas em 65 países, que verificam informações em mais de 80 idiomas.
Trata-se da maior doação individual do Google e do YouTube para o trabalho de combate à desinformação, esforço que se soma às iniciativas e programas já existentes com o mesmo propósito de ambas as empresas por meio da Google News Initiative.
O Fundo Global de Checagem de Fatos vai apoiar organizações que ajudam as pessoas a identificar informações falsas para que possam ganhar escala ou lançar novas iniciativas que dão destaque a conteúdos confiáveis, de fontes fidedignas, reduzindo assim os danos causados pelas famosas “fake news” em todo o planeta.
Organizações de checagem de fatos poderão usar os recursos para incorporar novas tecnologias, criar ou ampliar sua presença digital, otimizar ferramentas de verificação e aumentar a capacidade de atrair mais leitores, graças a formatos inovadores como áudio, vídeo e podcasts. O fundo será inaugurado no início de 2023.
Também a partir do ano que vem, o YouTube vai realizar uma série de treinamentos para organizações de checagem de fatos interessadas em saber mais sobre a plataforma e sobre melhores práticas para estratégias e engajamento com conteúdo em vídeo.
Tanto o Google quanto o YouTube têm o objetivo de conectar usuários a informação de qualidade, e ajudá-los a entender e avaliar o que veem. Os recursos de checagem de fatos na Busca, no Google Notícias e no YouTube são uma forma simples de encontrar informações de organizações independentes, que fazem essa verificação. Também é possível encontrar recursos adicionais de checagem de fatos e mais contexto sobre notícias em vários lugares nas plataformas das empresas.
Imagem: Divulgação.