O Google Play lança no Brasil uma aba dedicada a aplicativos e jogos avaliados e aprovados por educadores – a companhia se associou a especialistas acadêmicos e professores de diversos países, incluindo profissionais brasileiros. Foram levados em consideração fatores como: adequação à idade, qualidade da experiência, aprendizado, exposição de publicidade e adequação de conteúdo. Os apps selecionados pelos especialistas estão agora reunidos em uma nova guia no Google Play intitulada “Crianças”, e apresentam o selo “Aprovado por Professores”.
Mais de cem aplicativos já receberam o novo ícone de validação, como os brasileiros Bob Zoom , Pequerruchos e Puzzloo . A seção conta também com informações explicando os motivos da recomendação, mostrando aos pais por que aqueles apps são adequados para os seus filhos. Hoje, 95% das crianças na faixa etária de dez a 12 anos têm acesso a aparelhos móveis, seja próprio ou dos pais. O aumento no uso desses aparelhos é tema de discussão entre os pais: mais de 90% deles afirmam que se preocupam em controlar o que os filhos fazem e acessam nos celulares. Os dados são da Pesquisa Crianças e Smartphones no Brasil , realizada pela Mobile Time.
Para acessar a novidade, basta acessar o Google Play – de qualquer smartphone ou tablet Android – , clicar na aba ‘Crianças’ e encontrar uma série de indicações de aplicativos com o selo ‘Aprovado por Professores’. Já os assinantes do Google Play Pass podem encontrar os apps selecionados na seção ‘Aplicativos e Jogos para Crianças’. Para definir regras digitais básicas para os filhos, como limites de tempo de uso, confira o aplicativo Family Link.