Um estudo realizado pela Emplifi, – nova marca da Socialbakers – plataforma de experiência do cliente apoiada pela Audax, revela que a audiência do Instagram agora é 40,3% maior que a do Facebook. A rede social conhecida por compartilhar fotos e vídeos ainda teve 22.7 vezes mais engajamento do que o Facebook. E não para por aí, observando os resultados anuais, o público do Instagram cresceu 10,3% em comparação com o primeiro trimestre de 2020, enquanto o Facebook teve apenas 0,8% de aumento.
Segundo a Alexandra Avelar, country manager da Emplifi, o contato dos clientes com as marcas cresceu nos últimos meses e isso deve permanecer. “A pandemia levou milhões de pessoas a aumentar sua interação com marcas on-line, e muitos continuarão a fazê-lo mesmo no pós-pandemia. Não há dúvida de que a mudança on-line é permanente. As empresas podem resistir às últimas tempestades adotando o redesenho de toda a experiência do cliente, inclusive aproveitando a mídia social para atendimento on-line e experiências de compras”, destaca.
Mesmo saindo na frente quando o assunto é audiência e engajamento, o Instagram perde para o Facebook na preferência das marcas. De acordo com o levantamento, 53,7% de todas as postagens delas ainda são feitas no Facebook. Ao contrário do cenário mundial, no Brasil o Facebook continua na frente do Instagram quando o assunto é audiência. Já na quantidade de posts, os dois ficando praticamente empatados.
As conclusões do relatório Social Media Trends Report Q1 2021 da Emplifi foram feitas com base nos 50 maiores perfis de marcas do mundo e no Brasil, entre janeiro e março de 2021.