A Jadlog, empresa de transportes de cargas fracionadas, anuncia uma parceria com a SHEIN, varejista global de moda, beleza e lifestyle. O principal objetivo é realizar a logística reversa de produtos da SHEIN por meio do drop off, ou serviço de postagem, em qualquer um dos mais de quatro mil pontos comerciais parceiros de bairro que a transportadora possui no Brasil. Outra novidade é que a postagem dos produtos via drop off passa a ser feita por meio de QR Code, eliminando a necessidade de impressão da etiqueta de papel.
A operação realizada com o QR Code traz inovação, praticidade e sustentabilidade para as postagens dos consumidores da SHEIN, ao mesmo tempo que reforça a política de trocas e devoluções da varejista global. Os mais de quatro mil pontos comerciais de bairros parceiros no Brasil, também conhecidos como pontos Pickup da Jadlog, aproximam os consumidores do local dos despachos reversos, reduzem o custo do envio e agilizam o atendimento, com menos filas do que outros serviços logísticos tradicionais.
Como funciona a logística reversa
Na prática da logística reversa, o consumidor da SHEIN solicita a devolução do produto no site e seleciona o ponto Pickup da Jadlog de sua preferência, para realizar a postagem ou drop off. Por e-mail e/ou SMS, recebe o QR Code para enviar o produto de volta, sem a necessidade de imprimir qualquer etiqueta. Basta apresentar a tela do dispositivo móvel com o código. A Jadlog é responsável por coletar a encomenda no ponto Pickup e enviar para a origem.
Do total de quatro mil pontos comerciais parceiros de bairro da Jadlog no Brasil, 900 deles estão na Região Metropolitana de São Paulo. Esses quase mil pontos representam uma capilaridade três vezes maior do que a dos Correios na mesma região. A expectativa é de que, em menos de cinco anos, este tipo de solução represente cerca de 20% de todos os recebimentos e envios do e-commerce no Brasil, uma porcentagem hoje já atingida em mercados considerados mais maduros, como o dos Estados Unidos e da Europa.
Foto: Divulgação.