A Lenovo realizou um evento para contar os próximos passos do projeto Lenovo Todo Mundo Joga (TMJ. O projeto começou em 2021 e tem como objetivo fomentar a diversidade e a inclusão no ecossistema gamer. A iniciativa liderada pela Lenovo Legion, marca gamer da fabricante, contou, até agora, com quatro edições que pautaram debates sobre a representatividade de mulheres, PCD (pessoas com deficiência), LGBTQIA+ e comunidade negra no universo dos games, e capacitaram integrantes desses grupos para que pudessem profissionalizar suas atividades relacionadas aos e-sports.
Durante o evento, a apresentadora e comentarista de e-sports Maah G. Lopez foi anunciada como a nova embaixadora da marca, com envolvimentos diretos nas ações TMJ LGBTQIA+ e TMJ Black Gamers, contribuindo com seu lugar de fala em discussões e aulas para as respectivas comunidades. Ela atuará ao lado de CamilotaXP, Gordox e Thabata “Tuitabi”.
Segundo Maah G. Lopez, projetos de diversidade e inclusão como o Todo Mundo Joga são necessários para trazer representatividade no cenário gamer. “Quem faz parte dos grupos representados pelo projeto da Lenovo sabe o quanto é difícil entrar nesse universo e se manter fazendo o que sonha. Quando você tem apoio e incentivo, isso te motiva a ir além da sua capacidade. A Lenovo trouxe isso para mim, que gerou uma confiança que eu tinha perdido há muito tempo. É importante ver que, por meio do projeto, outras pessoas se sentiram da mesma forma que eu”, relata.
Em 2022, entrou em cena a quarta fase do Todo Mundo Joga, concebida para unir inclusão e representatividade para criar um futuro de progresso para a comunidade negra no universo gamer e o combate ao racismo – aumentando a visibilidade e trazendo protagonismo para a causa. Segundo a Pesquisa Game Brasil 2021, 50,3% dos gamers são pretos ou pardos, mas essa presença não é refletida no meio profissional.
Pensando nisso, esta fase teve a criação de um programa de mentoria intitulado BlackGamers Mentory. O programa foi lançado pela Lenovo em parceria com Perifacon e Wakanda Streamers e apadrinhado por JinkiWinki e Maah Lopes, promovendo quatro aulas com orientação exclusivas para futuros criadores de conteúdo, streamers e jogadores da comunidade negra.
Além de toda oficina técnica para criação de conteúdo, as aulas também abordaram criação de conteúdo como consciência sobre representatividade, histórico-cultural, e responsabilidade de criadoras e criadores negros com a comunidade.
O projeto Lenovo Todo Mundo Joga terá continuidade ao longo de todo o ano de 2022. Mais detalhes serão anunciados próximos às datas das etapas.
Para Barbara Toscano, diretora de marketing da Lenovo, incentivar o ingresso de pessoas que pertencem a comunidades pouco representadas nos esports reforça o compromisso com inclusão, um dos pilares da empresa. “A Lenovo, como empresa global que atua em mais de 180 mercados, vê a diversidade e a inclusão como compromisso social e essencial para a inovação. Nos últimos anos temos intensificado nossos esforços de inclusão não apenas no ecossistema gamer, mas também com ações afirmativas e grupos de acolhimento para os funcionários da empresa e o desenvolvimento de tecnologias inteligentes que integram a vida das pessoas”, afirma. Ainda segundo Barbara, o projeto é pioneiro e só acontece, por enquanto, no Brasil, “já estamos conversando com outras unidades da companhia para, quem sabe, expandir o conceito do Todo Mundo Joga para outros países”.
O TMJ começou a ser idealizado em meados de 2018 após a Lenovo ampliar seu envolvimento no ecossistema gamer para além de produtos, por meio da marca Legion, para patrocínios de campeonatos e perceber as dificuldades enfrentadas pelas mulheres, que ainda são vítimas do machismo estrutural, assédio nas partidas e desvalorização em campeonatos, apesar de serem maioria entre as pessoas que jogam – de acordo com a Pesquisa Game Brasil 2021, 51,5% das pessoas que têm costume de jogar são mulheres. A partir de então, a empresa contratou a apresentadora e streamer CamilotaXP como embaixadora da marca, passou a patrocinar também campeonatos exclusivamente femininos e pensou em outras ações para aumentar a representatividade de grupos pouco inseridos no universo dos games.
Caio Campagni, Head de Criação e Planejamento da Agência Oito, que atuou com a Lenovo na concepção do projeto, explica como a ideia se expandiu para fomentar a diversidade além das mulheres. “Com o projeto Gamer Girls, nós entendemos que a Lenovo tinha o potencial e a vontade para fazer a diferença dentro do universo gamer, usando sua força de marca para abrir espaço a conversas mais profundas”, relembra o executivo.
Confira detalhes sobre as etapas do Lenovo Todo Mundo Joga:
TMJ Gamer Girls (2020)
Após participações mais efetivas da Lenovo Legion em campeonatos de e-sports, com patrocínio e outras ações desde 2018, a companhia identificou disparidade nos prêmios de torneios femininos em comparação aos masculinos, assédio durante partidas e menor alcance de criadoras de conteúdo pelo simples fato de serem mulheres. Com isso em mente, a Lenovo incentivou mulheres gamers a disseminarem perfis femininos dentro das redes por meio de correntes de postagens.
Foram realizadas, ainda, três conversas lideradas pela CamilotaXP com convidadas, como a influencer e streamer Gabriela Zambrozuski, a influencer Nicole Diretora e streamer Pan Shibuya para aprofundar o debate sobre a presença feminina no mundo dos games.
No mesmo ano, a Lenovo contratou CamilotaXP como embaixadora oficial, fortalecendo a participação feminina no ecossistema.
TMJ PCD (2021)
Para a segunda fase do projeto, foram buscados perfis PCD de streamers, aspirantes a jogadores profissionais, comentaristas, entre outros, que viam os jogos como realização profissional. Ao realizar a busca, a equipe do TMJ constatou que a inclusão se fazia ainda mais necessária para este público, já que foram identificados poucos perfis ativos, pouco preparo profissional e pouca estrutura.
A Lenovo Legion convidou oito pessoas (Cadeirante do CS, Diogo Pé, Fabrício SDW, Firmezinha, Machadinho, Murillo Mello, Patricia Cortês e Rafinha) para um curso de criação de conteúdo com Eric Messa, Gestor do Núcleo de Mídia Digital da FAAP/SP com participações especiais da CamilotaXp, Gordox e Fernando Fernandes (atleta paralímpico), com a finalidade de auxiliar essas pessoas a pavimentarem seus caminhos no ecossistema gamer. As pessoas que participaram da ação foram presenteadas com dispositivos Legion para criarem conteúdos com maior qualidade.
Além do aprendizado e upgrade na estrutura para criação de conteúdo, os influenciadores do projeto Rafinha e Murillo Mello foram convidados a ingressarem no time de pro-players do Furia.
TMJ LGBTQIA+ (2021)
Na terceira fase do TMJ, a Lenovo levou a discussão de diversidade e inclusão ao POC de Cultura, podcast disponível nas principais plataformas que é comandado pelos publicitários Caco, Filipe, Hilário e José, e trata semanalmente de assuntos relacionados à causa LGBTQIA+ de forma leve e descontraída. Foram dois episódios especiais de 1h30 cada, em que os hosts estiveram ao lado de CamilotaXP e Maah G. Lopez, embaixadoras do projeto, liderando conversas com convidados e convidadas para falar sobre suas vivências no universo dos games e desafios de representatividade que ainda enfrentam.
No primeiro episódio especial, Camilota, Maah G. e os hosts estiveram com Bryanna Nasck, que é youtuber, gamer, empreendedora e desde 2011 discute assuntos como gênero, sexualidade e saúde mental, e Luiz “Zilf” Cenni, streamer e integrante do Projeto Fierce, organização com foco em incentivar a comunidade LGBTQIA+ nos e-sports. Foram discutidas vivências de pessoas LGBTQIA+ no universo gamer e desafios para que o respeito e a diversidade sejam alcançados. Clique aqui para ouvir o episódio.
No segundo episódio, os hosts do POC de Cultura e as embaixadoras da Lenovo conversaram com Stefano Moreno, que é game producer e streamer LGBTQIA+, e Aroldo Ferreira, gerente de recursos humanos sênior na Lenovo, com mais de dez anos de atuação em empresas de tecnologia, e integrante e um dos fundadores do PRIDE, iniciativa da Lenovo que tem como objetivo proporcionar conhecimento sobre o universo LGBTQIA+ e amparar funcionários e aliados da causa. A conversa teve foco nas pessoas LGBTQIA+ ocupando espaços na indústria de tecnologia e inovação por trás dos games, futuro da indústria e iniciativas da Lenovo e da indústria para inserir essas pessoas no ecossistema de games e tecnologia. Clique aqui para ouvir o episódio.
Fotos: Maah G. Lopez, nova embaixadora da Lenovo Legion./@SAYMONS.
Quero participar. Eu e minha guilda 9ÂNGULOS somos colega da dinastia do morro dos cavalos, aldeia indígena.
Gostaria de participar do Lenovo Todo Mundo Joga Junto.